terça-feira, 10 de setembro de 2013

As Redes E A Consolidação


O que são as Redes?

Uma igreja em células no Princípio dos Doze é organizada em redes ou ministérios específicos. Assim, a Rede de Casais coordenará o avanço estratégico das células de casais, promoverá seminários e encontros de casais, organizará grandes eventos de colheita para casais e terá a sua reunião geral (que pode ser semanal ou mensal, de acordo com os interesses e a estrutura da igreja). Tudo sempre visando em Última análise ganhar vidas! O mesmo acontecerá com as redes de jovens, adolescentes, homens, mulheres, crianças, etc.


O que é, como funciona a Consolidação?

       Como dissemos no início, consolidar é firmar na fé o novo convertido, confirmá-lo como um verdadeiro crente em Jesus. Esse processo começa no momento da sua decisão, passa pelo batismo e vai até o término do Pós-encontro. Para que isto funcione a contento, há um ministério organizado na igreja que treina a aciona os consolidadores na medida da necessidade.
Quando uma pessoa confessa Jesus com Senhor, seja numa grande reunião da igreja, numa célula ou num evento de colheita, o Ministério de Consolidação será acionado para dar-lhe as primeiras instruções e preencher uma “ficha de consolidação” com os dados da pessoa. Essa ficha será distribuída no dia seguinte para um consolidador que fará imediatamente um contato telefônico (fonovisita) e marcará uma visita dentro de no máximo sete dias.
A partir daí, munido com o material apropriado, este consolidador fará uma série de doze estudos (de preferência na casa), uma por semana, ministrando assuntos básicos da fé cristã, orando pelo novo convertido e encorajando-o a envolver-se com a vida da igreja. O papel básico do consolidador nesse período em termos práticos será levar o novo convertido a frequentar uma célula (normalmente a sua), conduzi-lo ao Pré-encontro Com Deus Tremendo, Encontro Com Deus Tremendo, Pós-encontro Com Deus Tremendo e finalmente ser batizado nas águas (o batismo nas águas pode acontecer até mesmo na hora do novo nascimento).
A partir desse ponto, o líder da célula assume a responsabilidade por cobrir o novo membro e o consolidador estará livre para trabalhar com outras vidas. Há várias estruturas e que cooperam juntamente para a consolidação dos “bebês espirituais”.
Isso influenciará diretamente no crescimento da célula e evitará que alguns poucos fiquem sobrecarregados, assistindo todos os novos convertidos que chegam.
Esse treinamento acontece com aqueles que passam pela Escola de Líderes, mas periodicamente será dado também à parte como um seminário promovido para liderança do Ministério de Consolidação.
Cabe ao líder da célula estar atento às datas destes seminários e enviar aqueles que ainda não Foram treinados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário