segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

O Evangelismo e Serviço na Igreja em Células



                                                   
O Evangelismo na igreja em células

A palavra evangelismo vem do termo evangelho, do grego “evagélion”, Significa literalmente boa nova ou boa notícia. Já a palavra evangelismo possui o acréscimo do sufixo “ismo” que indica sistema. Portanto evangelismo é o ato de levar as boas novas com métodos, estratégias e técnicas apresentadas no novo testamento.
O grande dicionário Larousse Cultural nos dá o significado de uma outra palavra ligada ao evangelismo, a qual é a palavra evangelizar que significa pregar o evangelho a populações não cristãs; é também dar conhecer as boas novas da salvação de nossas vidas através de Jesus Cristo (Mc 16.15).
Através do evangelismo, ou quando evangelizamos ganhamos pessoas para Jesus, pois ao evangelizar guiamos pessoas para receber Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas (Jo 1.12; Rm 10.8-10; Ap 3.20; Rm 10.17; 2Cr 5.18-20; At 10.37,38).
Quando falamos sobre evangelismo muitas pessoas acham que é despertar emoções nas pessoas (2 Co 5.7), ou apenas ganhar mas um membro para a sua igreja, e outros evangelizam pessoas de outras igrejas todavia isto não evangelismo ou evangelizar.
Como já vimos evangelismo é levar as boas novas de salvação em Cristo para as pessoas, às ganhando para Jesus; para ganharmos vidas devemos nos envolver com a mesma e vice e versa (Jo 15.20).
No entanto no evangelismo existe a parte da pessoa que está sendo conquistada para Jesus, não é só responsabilidade do evangelizador pois a pessoa que está sendo conquistada por Jesus deve entender o significado das boas novas de salvação, que a salvação é um dom de Deus que recebemos pela fé em Jesus Cristo e a mesma é uma obra milagrosa realizada em nome de Jesus através do Espírito Santo (Ef 2.8; Jo 3.3; Tt 3.4,5; Jo 16.8).
Um bom evangelizador não deve esquecer de lavar a pessoa que está sendo evangelizada a confessar Jesus como Senhor e Salvador da sua vida, pois todas as pessoas que estão sendo conquistadas para Jesus necessitam fazer tal confissão (Rm 10.8-10).
Quando evangelizamos encontraremos algumas objeções e obstáculos como, por exemplo: alguns dizem que não estão preparados, outros dizem não, sem nenhuma razão, outros têm medo de não permanecer firme, outros tem medo por ter pecado demais e acham que Deus não irá perdoar, já existe aqueles que dizem ou não sou mal, há também os que dizem vou desfrutar da vida, a outros que ficam preocupados com o que os amigos iram dizer ou pensar deles, já tem que não sabem como receber Jesus Cristo.
Todos que desejam evangelizar devem conhecer a Palavra para poder ajudar tais tipos de pessoas, levando aquela que acha que não está preparada a leitura da Bíblia mostrando os fundamentos Bíblicos (Hb 3.45; 2Cr 6.2), devem mostrar para aquele que disse não que ele necessita de mudança (Is 1.18; Pv 27.1; Ec 12.1; Pv 29.1; Js 24.15), para o que tem medo de ficar firme que Deus nos capacita (1Co 10.13), para aquele que acha que Deus não vai perdoá-lo, que Deus é fiel e perdoa todos os pecados, é só confessar (I Jo 1.9), para o que diz que não é mal devemos mostrar que todos que não confessa Jesus é pecador e está separado de Deus e necessita de salvação ( Rm 3.23; Is 53.6; Mc 16.15,16), devemos mostrar para as pessoas que uma vida sem Jesus nos leva a destruição, porém com Jesus desfrutaremos do melhor da terra ( Jo 10.10; Is 1.19),devemos também mostrar para as pessoas que elas devem pensar no seu futuro e não no que as pessoas pensam ou dizem delas, e que sem Jesus ela não terá um bom futuro (Ap 20.15), e não esquecendo, mostre para aqueles que não receber Jesus Romanos 10.8-10 e os leve a confessar Jesus.
Todavia quando vamos anunciar as boas novas Jesus devemos ser sábios, em primeiro lugar devemos sempre ser guiado pelo o espírito santo ( Rm 8.14 ), em segundo viver uma vida de oração (2 Tm 4.2),terceiro saber como quebrar o gelo ( tornado-se amigos deles, fazendo perguntas sobre o seu conhecimento de Deus; não julgando as pessoas, nem permita discurção, porém encontre o ponto sensível dela), testemunhe de Cristo (At 8.5),  e no final nunca esqueça de leva-la a confessar a Jesus (Rm 10.8-10).
Todos nós devemos viver ativamente em evangelismo levando a Palavra as pessoas (Mt 28.18-20; 2Tm 4.2).
                                     
Uma Vida de Evangelismo

O líder tem que ter uma vida evangelistica (Mc 15.16; Mt 28.19,20), pois Deus já nos entregou as nações por herança, através da morte de Jesus Cristo na cruz (Rm 4.13-25), e esta herança foi implantada em nosso espírito (Ef 1.3), quando o Espírito Santo veio habita em nós, ou seja, aparte do novo nascimento (1Co 5.17; 1Co 3.16; 6.19; 2Co 6.16).
Em nosso espírito há multidões, mas somos nós que devemos trazer as multidões que estão no nosso espírito (reino espiritual), para o natural, através do evangelismo, pregação da palavra de Deus (Rm 10.17).
Devemos evangelizar em todo tempo (2Tm 4.2), mas devemos saber que nem todas as pessoas evangelizadas são ganhas, pois nós pregamos (Mc 16.15), a palavra (2Co 4.5), e é o Espírito Santo que os convence do pecado (Jo 16.8,9), e nós não podemos forçar as pessoas aceita a Cristo (Zc 4.6), elas tem que aceita por livre e espontânea vontade (Jo 1.12), por que estar escrito que Jesus Cristo dizia a todos “se alguém quiser vir” (Mt 16.28; Mc 8.34; Lc 9.23), nós evangelizamos, porém as pessoas aceitam se quiserem (ser salva, ter cura, libertação e ir mora no novo céu e nova terra), se não quiserem irão para o inferno, a escolha são delas (Lc 9.24).
Na vida diária de evangelismo, nós nos deparamos com muitas pessoas que dizem ter nascido de novo, mas é através dos seus frutos que irmos ver se nasceu de verdade (Mt 7.16; Lc 6.43), porque quando uma pessoa nasce de novo, ou seja, quando nascemos de novo nós tivemos uma convicção de pecado (o Espírito Santo nos convence a isso, Jo 16.8-11), no momento nos arrependemos deles e fomos perdoados por Deus (1Jo 1.9), depois nós por temos sido ganhos para Jesus iremos ao dia-a-dia demonstrando a nossa fé em Cristo (Jo 3.16; Hb 11.1-6), com a nossa fé em Cristo viveremos em constante alegria (Hb 1.9; At 8.4-8), e obediência a Palavra de Deus (Jo 15.14). Se uma pessoa diz que nasceu de novo, e não tive esta característica, ela não nasceu de novo. Não foi verdadeiramente ganha para Jesus Cristo.
Amados nunca se esqueçam de orar com a pessoa que decidiu por Jesus Cristo (Rm 10.8-10).
No nosso caminhar conhecemos pessoas que querem aceitar a Jesus Cristo, mas dizem que tem que mudar primeiro. Essas pessoas precisam saber que as mudanças vêm depois da salvação, e não antes, o que elas precisão é conhecer a Palavra de Deus (Jo 8.32), e só irão conhecer através de nossa pregação (Rm 10.17).
Mas como iremos pregar a palavra? É de qualquer modo? Não. Para pregar a Palavra devemos andar no espírito (Gl 5.16-25; Jo 3.3-6), ter uma vida de santidade (I Ts 4.3-8; Hb 12.14), ser humilde (Fp 2.3; Sl 10.17; Lc !4.11; Tg 4.10), viver uma vida de fé, com intrepidez e ousadia (Hb 11.1-6; Mc 11.23; Ef 2.8,9; Hb 10.19; Ef 3.12; Rm 8.5-17), ter sensibilidade ao Espírito Santo (Rm 8.14; At 16.6-9), e ter uma vida de rendição completa a vontade de Deus (Mc 8.34,35; Lc 9.23,24).

Assim seremos grande ganhadores de vidas.
Vivendo uma vida de evangelismo diariamente, traremos a realidade do espírito, para o natural antes que pensamos.
As multidões que esta no coração de Deus se tornará realidade através de mim e de você.

O Ganhador de Vidas

Todo crente Cristão tem que ser um ganhador de vidas, por que Cristo é o maior exemplo de ganhador de vidas, Ele enviou os apóstolos a ganhar vidas (Mt 28.19; Mc 16.15), depois enviou Paulo aos gentios para ganhá-los (Gl 1.1), e hoje nós devemos ir ganhar vidas e fazer discípulos como Jesus Cristo nos ensinou.
Cristo nos ensinou a fazer de um discípulo um líder com caráter para liderar. Para ser um ganhador de vidas, o líder tem que ter tempo para pregar a palavra de Deus (2Tm 4.2), deve sempre visitar, aproveitar todas as oportunidades, estudar a palavra de Deus (2Tm 2.15), e sempre orar pelas vidas (1Tm 2.1; Ef 1.16-23).
O ganhador de vidas entrega-se totalmente as vidas, se identificando com elas e suas necessidades (Jo 3.16; 1Tm 2.4), dedicando o seu tempo para elas (Cl 1.28,29), orando por elas (Ef 6.18), sendo exemplo para elas, vivendo uma vida reta, irrepreensível, vivendo aquilo que prega (Jo 15.8,16; 1Tm 4.12-13), buscando o melhor para cada uma delas, e o melhor é que para você transforma uma simples vida em um discípulo de Cristo durará uma vida inteira, e esta vida é a do ganhador de vidas, que tem que dedicar as suas vidas a seus futuros discípulos como ele seu líder dedicou a eles a sua vida, e assim a obra vai crescendo e os discípulos de Cristo se multiplicando.
Vamos ser bons ganhadores de vidas, e tomemos posse do que Cristo nos entregou (as nações por herança).
E o ganhador de vidas não pode esquecer que o custo de ganhar vidas é a entrega da sua própria vida.
Todo líder ganhador de vidas, deve busca esta realidade (ganhar vidas) e sabemos que quando ganhamos vidas a nossa vontade muitas vezes não prevalece, porque por amor muitas vezes nos submetemos às vontades dos nossos discípulos (as vontades que estam de acordo com a palavra).
 Devemos organizar o nosso tempo para que possamos ganhar mais vidas, e tenhamos tempo para cuida delas e o senhor sempre vai nos cobrar.
E em nome de Jesus, devemos sempre atenta para a voz do espírito.

Os Obstáculos à Evangelização

O maior obstáculo encontrado hoje é a falta de conhecimento da palavra de Deus (Os 4.6), as pessoas não lêem à Bíblia, e aqueles que lêem não compreende as palavras escrita porque lêem com o seu conhecimento, com sua mente (alma), tentam entender a palavra de Deus através de si mesma (Pv 3.5), ao invés de ler e crer no que a palavra de Deus diz, e agir a altura dela.
Outro grande obstáculo é a idolatria, os brasileiros receberam a cultura religiosa idolatra desde criança e cresceram na idolatria, e quando falamos algumas verdades do evangelho a elas, elas não aceitam, por que seus pais os ensinaram errados, e elas ficam muitas vezes com as mentiras ensinadas pelos seus pais.
Mas a palavra libertar (Jo 8.32,36).
Outro obstáculo é a falta de compreensão do que é ser crente cristão. Porque as pessoas pensam que ser crente cristão é ser grosso, cara dura, não pode fazer varias coisas, por exemplo, jogar bola etc. Por isso que muitas pessoas não querem aceita a cristo.
O medo também é um obstáculo por que as pessoas ficam com medo do que as pessoas vão pensar, vão dizer, vão agir em relação a elas (I Tm 1.7; I Jo 4.18).
Entre os obstáculos à evangelização, encontra-se o que eu nomeio de “tristimunhos” (maus testemunhos). Pessoas que se dizer crente cristão, mas de Cristo não tem nada, não andam na palavra; fazendo as pessoas pensarem que todos são como elas; etc.
A vários obstáculos, mas como esta escrito na palavra de Deus, a palavra liberta, devemos pregar a cristo para que essas pessoas venham  ser liberta pelo conhecimento da palavra de Deus. Porque por falta de conhecimento elas estam sendo destruídos (Jo 8.32,36; Rm 18.17; Os 4.6).
Nós através da evangelização levaremos o conhecimento da palavra de Deus. E essas pessoas serão libertas por esse conhecimento (Cristo).
Não importa os obstáculos, o importante é que o maior habita em nós (I Jo 4.4), e ele já nos entregou as nações por herança, o que temos que fazer é crer na palavra de Deus, e agir a altura, tomando posse do que ele já nos entregou morrendo lá na cruz.

Serviço na igreja em células

Um dos maiores princípios Bíblico é servir, pois o próprio Jesus Cristo veio para servir e não para ser servido, então nós devemos sevir porque somos seus discípulos.
Pessoas podem até pensar que serviço é fazer algo que traz a atenção das pessoas para si, algo exterior, porém o servir é uma atitude do coração que vem do interior (l 5.22), é algo incondicional,  que faz sem esperar nada em troca ( 1Co 13.4-7), o mesmo é algo voluntário e não forçado (1Pd 2.18; 2Co 9.7; Zc 4.6), o verdadeiro discípulo de Jesus tem tal característica, e por ser um bom servo não faz acepção de pessoas (Mc 10.42-45; Rm 2.11; Ef 6.9).
Todos nós devemos servir, pois quando servimos demonstramos que aprendemos a reconhecer o nosso próximo (Lc 10.25.36).
Quando lemos a Bíblia nós observamos que todos os grandes lideres serviam; dos quais nós temos como maior exemplo o nosso grande mestre Jesus Cristo (Mt 20.28), vemos também no antigo testamento o exemplo de Josué (Js 1.1), e Elizeu o servo de Elias (1 Rs 19.21), e no novo testamento nós também vemos um grande exemplo de serviço, o Apostolo Paulo (1 Co 9.19).
O serviço é verdadeiramente algo diário, uma vida, cada vês mais que servimos nos parecemos com Cristo e crescemos no reino de Deus, pois o Reino de Deus é diferente do governo deste mundo, porque enquanto no mundo o maior deve ser servido por todos ,no Reino de Deus maior é aquele que servi (Mt 25.23; Mc 10.43).
Amados não se esqueçam servir é uma atitude de humildade, só se faz um bom serviço quando o mesmo é feito em humildade, e a humildade é algo que vem do espírito recriado, é natural, voluntário. Muitos por falta de conhecimento pensam que a Bíblia diz que os humilhados serão exaltados, mais o que realmente a Bíblia nos ensina é que aquele que se humilha será exaltado, não esqueça irmão é aquele que se humilha que será exaltado (Tg 4.10; Lc 14.11; Mt 23.12).
Se você deseja ser um grande discípulo de Jesus e tiver um grande ministério não esqueça você deve servir, pois o serviço é uma característica indispensável para um grande ministério, Jesus é o nosso maior exemplo e nos ensinou isso, e a Bíblia também nos mostra um grande ministério; o de Estevão, e o seu maior segredo era o serviço (At 6.1-10). Se você quiser seguir o exemplo do Mestre deve saber que o primeiro principio para ser um bom servo na igreja de Cristo, é ter bom testemunho; o segundo principio é viver cheio do Espírito Santo; e o terceiro principio viver cheio de sabedoria (At 6.3).
Por favor, irmão não tenha idéias erradas sobre o serviço. O serviço não é algo desonroso (Jo 12.26), nem devi ser “da boca para fora” como para agradar aos homens (Ef 6.6), outros pensam que servir é para quem não tem chamado ministerial, e outros por ter chamado ministerial pensam que servir é desvia-se do conceito correto, pois passam uma aparência de servo, empregado (Rm 1.1).
Não esqueça o serviço não é uma opção dos grandes ministérios, é um requisito indispensável (1Co 9.19).    

Nenhum comentário:

Postar um comentário