quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

A Preparação Para Ser um Líder de Célula



A Preparação Para Ser um Líder de Célula

Todas as pessoas que decidiram ser discípulos de Jesus devem entender e ter a consciência que formos criados para liderar, ser líder (Gn 1.26; Sl 8.4-8), porém cada um segundo sua capacidade.
 Todavia para vivemos verdadeiramente como discípulos de Jesus Cristo, e para andamos como líderes segundo a sua ordenança (Mt 28.19-20; Mc 16.15), os discípulos precisam preparar-se para ser realmente líderes como o caráter e a consciência de Cristo, e segundo o dicionário Larousse Cultural, preparar-se significa: aparelhar-se, apretechar-se, instruir-se, estudar e organizar previamente.
Todo Líder precisa está preparado para aquilo que o Senhor o chamou para realizar. II Timóteo 2.15.
Nós temos como o nosso maior exemplo, o próprio Jesus que se preparou para aquilo que o Pai tinha para Ele. Lucas 2.52.
Todo o tempo de preparação não é tempo perdido, pelo contrário, o tempo de preparação está associado ao crescimento e aperfeiçoamento de um líder.
Qualquer profissão que você almeje ingressar exige de você um tempo de preparação para o seu desenvolvimento. Por exemplo: professor, médico, advogado etc, todos eles precisão estudar por alguns anos, depois se formão e então exercem sua profissão com devido preparo.
No entanto para nós que somos em Jesus Cristo Líderes por Excelência, devemos nos preparar em três áreas de nossa vida.
Em 1 tessalonicenses 5.23b, o apóstolo Paulo guiado pelo Espírito Santo nos ensina “que todo O ESPÍRITO, A ALMA E O CORPO sejam preservados irrepreensíveis na vida de nosso Senhor Jesus Cristo”. Aqui nesse versículo encontramos as três áreas que devemos desenvolver, onde precisamos nos preparar.
 A Palavra de Deus não nos ensina que devemos nos preparar apenas no espírito, nem só no espírito e na alma, não, ela nos ensina que devemos nos preparar no espírito, na alma e no corpo, e essa preparação não é de qualquer jeito, mas uma preparação irrepreensível.
Vejamos as áreas que precisamos nos preparar.
O Espírito: Paulo fala “que todo o ESPÌRITO”, o espírito é o verdadeiro “eu”, é o homem interior, recriado, e é este homem que precisa se prepara em primeiro lugar, ou seja, a primeira área e a espiritual, por que a transformação começa de dentro para fora.
Na Área Espiritual nós nos preparamos vivendo uma vida CONSAGRADA, e sempre se consagrando, ao Senhor; andando sempre em COMUNHÃO com o Senhor (no velho testamento comunhão derivava da palavra hebraica SOD, que significa amizade ou conhecimento íntimo. No novo testamento a palavra Koinonia, que quer dizer comunhão, companheirismo. I Coríntios 1.9; Atos 13.2), tendo sempre uma vida de SERVIÇO, que é uma atitude do coração, é uma disposição de ânimo que se manifesta exteriormente (Mateus 20.28), e devemos também PARTICIPAR DE BONS EVENTOS que nos traz edificação, onde Deus ministra palavras as nossas vidas (Tiago 1.21).
A Alma: o apóstolo Paulo também nos diz “ALMA”, a alma não é o espírito como muito ensinam por aí, não, a alma é o entendimento, mente humana, formada de vontades, pensamentos e emoções. Pode ser uma ótima amiga, auxiliadora, porém só quando esta renovada pela palavra de Deus.
Na Área Mental nós nos preparamos pelo desenvolvimento INTELECTUAL e EMOCIONAL. Desenvolvemos o nosso intelecto (vontade e pensamento) mediante a autoformação, que é cultivar excelentes hábitos de leitura, estando sempre disposto a aprender constantemente (Provérbio 23.23), mantendo um programa consistente de estudo e leitura (Provérbio 2.3, 6,10; 3.13; 8.10), Integrando-se em cursos de preparação espiritual como a Escola de Líderes, o Centro de Ensino ou o Centro de Treinamento, entre outros (Atos 19.9-10), e não podemos esquece de nos desenvolver intelectualmente através do conhecer os nossos discípulos, pois eles têm o que nos ensina (Provérbio 27.23); Já o nosso desenvolvimento emocional se dar quando permitimos que a nossa auto-estima e o auto-conceito sejam tratados (Efésios 1.6; Isaias 62.3), quando examinamos continuamente nossas emoções, permitindo que Deus vá formando o caráter de Cristo em nós através da Sua Palavra, a qual devemos usar para renova as nossas mentes (Rm 12.2), guardando a área sentimental para o tempo de Deus (Romanos 8.14), e eliminando e evitando a amargura e ressentimento (Hebreus 12.15).
O Corpo: O apóstolo também diz “e o CORPO”, o corpo é a casa do espírito humano, e nele também se encontra a alma, ele é dotado de cinco sentidos, os quais nos levam a ter contato com o mundo físico; no entanto você não é alma, nem um corpo. Você é espírito, possui uma alma e habita em um corpo. Porém como ser humano, homem espiritual habitado em uma casa de terra, devemos tanto nos desenvolver como espírito, como também desenvolver a nossa alma e nosso corpo.
Na Área Física, do Corpo, devemos ter cuidado com a SAÚDE, cuidado periodicamente do nosso estado físico (I Timóteo 4.8), fazendo revisões médica continua, e cuidando Também da alimentação, sendo a melhor possível (Provérbio 13.25), e claro, não podemos esquecer que por habita em um corpo físico, somos seres humanos que habita em uma sociedade, e devemos ser Social, mantendo boas relações pessoas (Romanos 12.18; 14.19), cultivando boas amizades, que sejam edificantes, compartilhando sempre a Palavra de Deus com amigos e irmãos (I Cor 15.33; Provérbio 13.20).
Amado não esqueça que Paulo termina esse versículo dizendo “SEJAM PRESERVADOS IRREPREENSÍVEIS”, nos mostrando que como líderes devemos ser exemplo em todas as áreas, para que isto se cumpra com eficácia em nossas vidas, é necessária uma preparação constante, nessas áreas e em sua sub-áreas, ou seja, em diversas áreas da nossa vida.
No desenvolvimento espiritual o discípulo precisa está sempre aberto à voz do Espírito Santo, e procurar conhecer qual é a vontade de Deus naquele momento, qual é a direção do Espírito Santo para sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário