segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Porque Jesus Escolheu Doze Discípulos?


Introdução:


Nesta apostila estudaremos algo que o corpo de Cristo, a Igreja precisa compreender para que o Reino de Deus seja beneficiado e a igreja seja edificada dentro dos princípios da Palavra de Deus.

A Palavra de Deus diz que o Povo de Deus era destruído porque lhe faltava o conhecimento (Os 4.6). Hoje acontece a mesma coisa em relação ao que Deus falou desde a antiguidade, muitas verdades sobre a vontade de Deus para a sua igreja, ainda tem estado obscurecidas pelo fato de que Elas não têm sido mostradas de uma forma clara paro o Povo de Deus.

O que estudaremos aqui nesta apostila é um assunto pouco falado dentro das igrejas, e que quando na verdade a Bíblia, onde estar contida a Palavra de Deus, estar recheada deste assunto tão importante para o bom governo de uma igreja.

Vemos de uma forma tão clara, que desde a Antiga Aliança o nosso Deus tem tratado deste assunto no meio do seu povo. O Governo de Doze é um principio poderoso para administração, multiplicação e qualidade de um povo, esse Princípio é estabelecido por Deus em sua Palavra. Espero que você seja edificado e aprenda mais sobre essa tão importante doutrina estabelecida pelo nosso Pai eterno.

Doze é um principio de Governo criado por Deus desde a Antiguidade e que nos dias atuais deve ser praticado pela a igreja do Nosso Senhor Jesus Cristo para o bom desempenho da mesma, pois o mesmo (Jesus) o nosso Mestre que nos ensina sobre a Vida Com Deus praticou, andou e ensinou sobre esse principio (Lc 6.12,13).

Que você seja poderosamente abençoado (a).



1ª MINISTRAÇÃO:



Porque Jesus Escolheu Doze Discípulos?



...E aconteceu naquela ocasião que Jesus se retirou para um monte a fim de orar, e atravessou toda a noite em oração a Deus. Logo ao Nascer do dia, convocou seus discípulos e escolheu dentre eles, DOZE, a quem também designou como apóstolos...

                                                                                 (Lc 6.12,13)



Tratando-se desse assunto, temos que parar para refletir, o porque que Jesus, o Mestre a ser seguido por todos os Cristãos escolheu doze homens para estar com ele em seu ministério aqui nessa terra. Si colocamos Jesus como Senhor de nossas vidas, temos que conhecer a sua vida e seus ensinamentos para vivermos como seus discípulos fieis.

Uns dos primeiros motivos pelo o qual Jesus escolheu doze homes para estar com Ele em seu ministério, foi pelo fato de que o próprio Deus, o direcionou a ter tal atitude. Quando olhamos para os versículos acima citados, Jesus passou a noite toda orando ao seu Pai e logo depois escolheu os doze. Não podemos esquecer também que um das coisas que Jesus mais falou, sobre a sua vida, quando esteve aqui nessa terra, foi que Ele não veio para fazer a sua própria vontade, mas para fazer a vontade de seu pai, que as palavras que Ele dizia não dizia de si mesmo, mas do Pai que lhe enviou; que as obras que Ele fazia, não fazia da parte Dele, fazia da parte do Pai (Jo 14.10-11; 5.19,20).

Podemos entender por meio dessas verdades que Jesus tinha uma vida completamente guiada pelo o seu Pai, Ressaltando aqui a conversa de Jesus com Felipe que Ele disse quando indagado por felipe:

...Felipe quem ver a mim, ver o Pai... (Jo 14.8,9)



 Se Deus o Autor de todo conhecimento já existente em todas as épocas e em todo o universo, orientou o seu Filho em seu ministério a escolher doze homens para estar com Ele, tenho certeza que essa é a vontade de Deus para a sua igreja também nos dias de hoje. Muitos líderes têm sofrido pelo o fato de não praticar esse princípio de governo vivenciado por Jesus e querem governar suas igrejas da forma que eles acham ser certo e assim prejudicam o povo de Deus, negligenciando seus princípios.

Amados, não podemos deixar de praticar como bons seguidores de Jesus Cristo, o princípio do governo dos doze. Foi Deus quem estabeleceu em sua Palavra essa verdade tão poderosa e que foi manifesta em Jesus Cristo, como estar escrito no livro dos Hebreus:

...Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu ser, sustentando tudo que há pela Palavra do seu poder. Depois de haver realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da majestade nas alturas. (Hb 1.3)

Jesus revelou exatamente a vontade de Deus aqui nessa, pois Ele é a expressão exata de Deus, ou seja, Ele revela exatamente quem Deus é; se alguém quer conhecer Deus e a sua vontade, é só olhar para a vida de Jesus e logo vai descobrir também que é da vontade de Deus que o seu povo vivencie o princípio de governo dos doze, pois Jesus o praticou.

Já que sabemos que Jesus revela exatamente quem Deus é, se não estivermos praticando esse princípio em nossas vidas e ministérios, não estamos de certa forma, nesta realidade praticando a vontade de Deus para as nossas vidas, pois se Jesus que é a expressão exata de Deus praticou, porque não iremos nós praticar? 
Jesus Escolheu Doze Para Auxiliá-lo Em Seu Ministério


Quando olhamos para a vida e ministério de Jesus, nós observamos que Jesus delegou aos seus doze várias funções as quais auxiliava no Ministério de Jesus.

Umas das funções que Deus estabeleceu esse principio do governo dos doze, foi para o auxílio do ministério. Nós vemos em Mateus capitulo 10 que Jesus chamou os seus discípulos delegou autoridade para que eles, ou seja, para fazer também o que Ele próprio fazia:


...e, chamando a si os seus doze discípulos, deu-lhes autoridade sobre espíritos imundos, para expulsarem, e para curarem toda a sorte de doenças e enfermidades...                                         (Mt 10.1)


Jesus escolheu doze homens para serem seus discípulos e o auxiliar em seu ministério, fazendo o que ele fazia. Jesus por vários lugares aonde ia levava os seus discípulos, pois Ele estava formando-os e contava com eles em seu ministério também. Em outro momento nós vemos Jesus pedindo para que os seus discípulos o auxiliasse na multiplicação dos pães e peixes.

...mas Ele disse: daí-lhes vós de comer. Responderam eles: Não temos se não cinco pães e dois peixes; salvo se nós formos comprar comida para todo este povo...                                             (Lc 9. 13)

Vemos aqui que Jesus contava com os seus discípulos ao ponto de o próprio pedir para que eles mesmos alimentassem a multidão que ali estava com tanta fome. Depois da multiplicação eles quem distribuíram os alimentos ajudando assim seu mestre. Jesus formou seus doze ao ponto de que eles continuassem o auxiliando em sua obra até mesmo depois da sua partida para o Pai.



Devemos entender a cada dia dentro da Palavra de Deus que existe um propósito nesse princípio poderoso de governo dos doze. Jesus entendeu plenamente isso em seu ministério, obedecendo assim ao seu Pai e sendo auxiliado pelo os doze em seu ministério, e depois da sua partida para o Pai, eles deram continuidade aquilo que Ele começou.

Uma igreja que não entende esse princípio vivenciado por Jesus, direcionado pelo o nosso pai, essa igreja não é uma igreja que tem um bom governo, pois se JESUS que era perfeito no espírito, na alma e no Corpo escolheu doze discípulos para estar com ele, auxiliando em seu ministério e mesmo assim, seus discípulos deram trabalho ao mestre; Imagine um Pastor que quer cuidar de igreja com vários membros sozinho o mesmo que não tem uma mente ainda renova completamente, nem seu corpo totalmente subjulgado.

O auxílio dos doze é fundamental em um ministério, pois as tarefas são dividas pelas as partes e o trabalho executado com praticidade. Foi Assim com o Ministério de Jesus como vimos acima e podemos ver também como Moisés trabalhou na Antiga Aliança de certa forma nesse princípio.

...e Deus Ordenou a Moisés: envia homens, em missão de reconhecimento a terra de Canaã, terra que dou aos filhos de Israel. enviarás todos aqueles que sejam príncipes...                 (Nm 13.1,2)

Se continuarmos lendo o texto iremos ver que de cada tribo de Israel Moisés mandou representantes, ou seja, distribuiu as tarefas entre os príncipes, assim distribuído às tarefas entre as doze tribos.

É isso que precisamos compreender que o auxílio desse principio é fundamental para cada ministério e seu governo tendo assim um bom desempenho em sua liderança.


Pastor César Costa
3º CONGRESSO DA VISÃO P12 EM 2013 EM CEARA-MIRIM

Um comentário:

  1. muito bom aprendi muito ,mesmo diante da mutidão ,jesus poderia escolher muito mais , mais envés disso ele so escolheu doze ,eu creio assim porque deus não importa com quantidade ,mais sim com aqueles que esta pronto a servi ao senhor,fazer a vontade de DEUS,muitos hoje querem possição ,mais na hora de buscar e fazer a obra são poucos é por isso que deus escolhe a dedo ,pra fazer a obra .o que eu entendo,.

    ResponderExcluir