quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

A Estratégia e o Sucesso na Igreja em Células



A Estratégia e o Sucesso na Igreja em Células




O que é uma estratégia?

A Enciclopédia Barsa diz que, estratégia é literalmente a Palavra que significa “a arte do general”. O dicionário brasileiro globo diz o seguinte: estratégia é a ciência de organizar e planejar as operações de guerra: tática (maneira inteligente de dirigir qualquer negócio).

O dicionário Aurélio faz a seguinte colocação: estratégia é a arte de aplica os meios disponíveis com vista à consecução de objetivos específicos; arte de explorar condições favoráveis com o fim de alcançar objetivos específicos.

Segundo o grande dicionário Larouse Cultural, estratégia é a arte de planejar operações de guerra, arte de combinar a ação das forças, arte de dirigir um conjunto de disposições, pessoa que concebe a maneira de conduzir uma ação para que ela venha produzir resultados.

Como já estudamos na terceira matéria da ELCC, que através do estudo das colocações feitas pela enciclopédia e os dicionários, nós compreendemos que: estratégia é a arte usada pelo general para organizar e planejar operações de guerra, a qual aplica meios, disponíveis, com vista, a consecução de objetivos específicos, a mesma explora condições favoráveis com o fim de alcançar os objetivos desejados.

Este ponto está muito relacionado com o planejamento do trabalho e atividades necessárias para conseguir uma meta.

Sobretudo, estratégia significa: ser guiado pelo o Espírito Santo (Romanos 8.14,16; João 14.17; 14.26; 16.13).



Como a maior estratégia é ser guiado pelo Espírito Santo, devemos buscar-lo, busca a orientação do Espírito de Deus, para que Ele nos der a melhor estratégia.

Como, porém buscamos de Deus a estratégia? Seguido o exemplo de Josué. Em Josué 1.1-9; 6.1-5, nós vemos Josué recebendo de Deus a estratégia certa para a conquista da cidade de Jericó.

Então como ele, devemos ter desejo de uma estratégia de Deus (Marcos 9.23); viver uma vida de oração (Efésios 6.18; I Tessalonicenses 5.17); sempre ler a Palavra de Deus , a Bíblia (I Timóteo 4.13; II Timóteo 2.15); viver em constante meditação da Palavra, meditando muito naquilo que foi lido (Salmo 119.97,99; Atos 10.19).

Além de buscar a orientação de Deus que é a mais importante, devemos também pesquisar em todas as fontes sobre estratégia e envolver as pessoas. Em Josué 1.8-18; Josué 6.6-8, Informa-nos muito bem sobre as condições das quais se implementar a estratégia, e recursos de que dispõe, para a mesma. Josué nos mostrar que é muito importante o líder rodear-se de pessoas chave (II Timóteo 2.2; I Pedro 1.11).

O líder também deve comunicar a estratégia para seus discípulos, os quais devem ser envolvidos na estratégia.

 O líder deve exigir de se mesmo e dos seus discípulos uma habilidade muito boa de comunicar, comunicação, para que a visão e as metas não percam sua visão original.

O líder também deve motiva seus discípulos pela estratégia, porque a motivação é importante, e a conscientização também, mostrando para eles e conscientizando-os do trabalho que se vai realizar e dos resultados esperados (Romanos 10.14-15; II Timóteo 4.2).

O líder não pode deixa o planejamento para a ultima hora, não, ele deve planejar todo o desenvolvimento da sua estratégia.

Não se deve deixar nada para improvisar; deve-se ter em conta os menores detalhes para que a consecução das metas não seja interrompida (Lucas 14.28-32).

Nesse desenvolvimento o líder deve sempre empreender, tomando os recursos necessários para a estratégia.

A Palavra de Deus que Josué (Josué 6.12-20), deve coragem de empreender, como líder de células devemos ter a coragem de empreender, agindo confiante no respaldo de Deus, e estando disposto a aprender com tudo que acontecer na implementação da estratégia (Provérbio 1.7).

Quanto o líder decide a seguir as estratégia de Deus ele é elevado pelo Senhor ao melhor dessa terra. E em relação ao crescimento da igreja nos últimos dias Deus tem nos revelado a estratégia da igreja em célula. Amado viva essa visão firmado na palavra falada, na rhema de Deus , Jesus, na realidade que Ele nosso Mestre estabeleceu, nova aliança.

 Amado A visão é simples, mas não é relaxada, aqueles que entram nesta visão com o interesse de ganhar, consolidar, discipular e enviar estarão conquistando grandes multidões para o Senhor Jesus. A visão funciona!


Nenhum comentário:

Postar um comentário