quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

O Crescimento e a Motivação na Igreja em Células



O Crescimento e a Motivação na Igreja em Células

Nós vermos na Bíblia um grande exemplo de motivação para desenvolvimento da estratégia dada por Deus, Neemias é esse exemplo, ele creu no que Deus diz e agiu altura da sua fé (Neemias 2.17; 3.1-32; 8.10).
O grande dicionário Larousse Cultural nos diz que motivação significa: O que motiva, explica ou justifica alguma coisa, estimulo interesse, aquilo que desperta interesse, explicação e exposição de causas ou motivos.
No processo de motivação, Neemias mostrou a situação e a solução (Neemias 2.17), ele formou uma equipe e envolve-se na situação; amado todo aquele que é motivado ou um motivador, precisa conhecer e visualizar os benefícios do futuro (Vers 17).
Neemias começou o trabalho com muito esforço e diligencia. O mesmo organizou os trabalhadores (Neemias 3.1-31), ele deu a conhecer a Palavra Rhema da parte de Deus (Vers 18), por que ele entedia que sem a Palavra Rhema é impossível agradar a Deus (Hebreus 11.1,6).
Mas todo cristão deve entender que a alegria do Senhor é a nossa força, e quando o cristão entende essa verdade bíblica a sua vida sempre será motivada, porque a alegria do Senhor é a nossa força, é a nossa motivação (Neemias 8.10).
O nosso Deus é um Deus alegre, e a Sua alegria nos fortalece e nos motiva; quando aprendemos a nos organizarmos no Senhor e na força do seu poder, recebemos um grande impulso, pois nesta alegria existe motivação, poder, força (Cl 1.11).
A alegria de Deus é uma decisão, ou seja, ela se manifesta em nossa vida quando decidimos a andar altura da Palavra de Deus. Somos nós que determinamos nos alegrarmos ou não, porém como cristão devemos nos alegrar de propósito no Senhor, por que andamos por fé e não por vista (II Cor 5.7; Fp4.4).
Amaneira mais fácil de nos regozijamos no Senhor é mediante falarmos das suas maravilhas em todo tempo.
Em Efésios 5.17-19; o Senhor nos fala através do Apóstolo Paulo, que ficamos cheios do Espírito Santo, quando falamos entre nós pôr meio de salmos, hinos e cânticos espirituais. Todo aquele (a) que está cheio do Espírito Santo, anda em justiça, paz e alegria.
A alegria do Senhor independe das circunstâncias. Paulo quando orientou a igreja a alegrar-se no Senhor, Paulo se encontrava preso ( Atos 16.22-26).
A Motivação e a desmotivação na vida do cristão.
Na vida diária do crente cristão, surgir muitas razões para o desmotivar, e se ele andar no natural, andar pela alma, ele ficará desmotivado, e sofrerá para motiva-se novamente.
Mais o crente cristão que anda na Palavra de Deus, no espírito, ele utiliza as razões que a alma dá para o desmotivar e ele as utiliza para exercer fé. E utilizar a Palavra em todos os momentos para sempre se motiva (Rm 10.17). Por que é a Palavra de Deus que motiva o crente Cristão, mas a palavra que desmotiva vem do diabo, e não devemos dar ouvidos.
Devemos dar ouvido a Palavra de Deus, a voz do Espírito que fala para nosso espírito (Rm 8.14,16).
Muitas coisas já me tentaram desmotiva, e no natural eu tinha razões para fica desmotivado (rejeição, humilhação, desprezo, falta de amor etc; e tudo isso por pessoas que se diziam ser povo de Deus). Mas sempre nessas situações eu utilizava-se e utilizo a Palavra de Deus, e dizia e digo: “não sirvo a homens e sim ao senhor”, “é melhor agrada a Deus do que aos homens” (Cl 13.22-24). E essas frases eram o meu escudo. E sempre através delas eu era motivado a não parar e sim trabalha mais e mais para o senhor, deixando o diabo com mais raiva.
Através da Palavra de Deus eu tenho sempre me motivado e vou sempre me motiva pela Palavra de Deus. Porque ela habita em mim, e em você também (Jo 8.31; 15.7; Cl 3.16), e sempre devemos dar ouvido para a Palavra de Deus que é minha, a nossa motivação.

O líder de multidões se automotiva.

A auto-motivação se dá, mediante uma consciência de que para se fazer a obra de Deus nesta terra, nós precisamos nos envolver com muito ânimo e alegria (I Cor 15.58).
 Deus quando chamou Josué, Ele disse: sê forte e corajoso! Observe que era responsabilidade de Josué ter bom ânimo, coragem e ser forte. Deus não iria ter ânimo, coragem ou ser forte no lugar de Josué, mas o Senhor diria as condições para Josué se animar, ser forte e corajoso (Josué 1.6,7, 9).
Qual a razão principal para termos bom ânimo e coragem?
Não existe uma razão mais importante para termos coragem e bom ânimo, que não seja a Palavra de Deus. Aquilo que Deus nos prometeu na sua Palavra é o suficiente para nos encorajar, animar e nos fazer forte como a rocha.
Eis a razão mais forte, para sermos fortes, corajosos e termos bom ânimo: Dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel (Josué 1.2); Todo lugar que pisar a planta do vosso pé tenho dado, como prometi (Vers 3); ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida, serei contigo, não te deixarei, nem te desampararei (Vers 5); Tu farás este povo herdar a terra (Vers 6); Farás prosperar o teu caminho e serás bem sucedido (Vers 8);  Não temas, nem te espantes, por quer o Senhor, teu Deus, é contigo pó onde quer que andares (Vers 9).   
Amado devemos crer no que a Palavra de Deus nos diz, e independente das situações devemos ficar firmes na Palavra de Deus, como aquela casa que foi edificada sobre a rocha, na parábola que Jesus contou.
Nunca esqueça que Jesus é o maior que habita em você (1Jo 4.4), Ele é, e sempre deve ser a maior motivação da sua vida.
Tudo o que a Palavra diz que você é, você é; tudo que ela diz que você tem, você tem; tudo que ela diz que você pode, você pode. Fique sempre como a Palavra, porque Deus é fiel para cumprir com a sua Palavra, se você estive firmado nela, Ela vai te encontra lá, em sua vontade, e vai manifesta em sua vida a sua Palavra Poderosa. Amém.              

Nenhum comentário:

Postar um comentário