quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

A Visão do Ministério Internacional Consciência Cristã




A Visão do Ministério Internacional Consciência Cristã.

O Ministério Internacional Consciência Cristã tem por objetivo obedecer à ordenança de Jesus Cristo que diz: “Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Fazei discípulos de todas as nações; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado”. (Marcos 15.16; Mateus 28.19,20).
Fazer de cada discípulo um líder possuidor de uma consciência cristã que o levará a manifestar em sua vida o caráter de Cristo; o qual é necessário para realizar a obra de Deus na terra. Ganhar, Consolidar, Discipular e Enviar. Mateus 28.18 ao 20; Marcos 16.15 ao 20.
 O Ministério Internacional Consciência Cristã é uma Igreja que acredita na visão celular como uma estratégia extraída do coração de Deus para que a igreja dos últimos dias manifeste na terra a multidão que DEUS tanto sonha; através das células (reuniões nas casas) e dos discípulos diretos (principio dos doze); a igreja fará a grande colheita de vidas dos últimos dias. E esse modelo de discipulado foi o implantado pelo Senhor Jesus Cristo em Seu Ministério.
Nós cremos na integridade da Palavra de Deus, a Bíblia como Escrituras Inspiradas por Deus onde Ele nos revela a Sua Vontade, porém andamos com a consciência da RHEMA de Deus, JESUS, e vivemos na realidade da Nova Aliança estabelecida pelo Mesmo.         
A visão da igreja em células está fundamentada em 4 pilares, o que também chamamos de Escada do Sucesso ou Escada de Êxito. Os 4 pilares estão evidenciados no livro de Mateus 28: 18 a 20.
O Primeiro Pilar da visão, ou seja, o Primeiro Degrau da Escada do Sucesso é o GANHAR: No ganhar, a igreja se mobiliza a um grande trabalho de evangelismo, que é realizado principalmente pelas células. Se ganha vidas nas células, nas redes, na grande celebração, na célula de oração, nos eventos de colheita, enfim toda estratégia para a conquista de vidas dentro dos princípios da Palavra de Deus são utilizadas. Marcos 16.15.
O Segundo Pilar da visão, ou Segundo Degrau da Escada do Sucesso é o CONSOLIDAR: A consolidação é o coração da multiplicação! Por muitos anos a Igreja se envolveu no ganhar vidas para Jesus Cristo, mas infelizmente a Igreja se esqueceu de preservar estes frutos que foram conquistados com tanto sacrifício. O pilar ou degrau da consolidação diz respeito a firmar os novos crentes nos caminhos do Senhor a ponto deles se firmarem na Palavra de Deus. Para que isso aconteça, no consolidar as pessoas assim que recebem Jesus como seu Senhor, elas num período de 24 (vinte quarto) horas devem recebem um telefonema, em 48 (quarenta e oito) horas devem recebem uma carta, em no máximo 7 (sete) dias estas pessoas devem receber uma visita em sua casa. Após estes passos esta pessoa é encaminhada para ter alguns estudos sobre a confissão da nossa fé, que é uma séria de 12 (doze) estudos; após esses estudos ira para um pré-encontro, que é uma séria de 4 reuniões onde esta pessoa aprenderá sobre o seu novo nascimento, a sua nova vida em Cristo, e a integridade da Palavra de Deus, logo em seguida esta pessoa irá para um encontro, onde ela será ministrada de forma mais intensa.
No encontro esta pessoa juntamente com no máximo 100 pessoas, homens com homens e mulheres com mulheres de forma homogênea, serão levados a um confronto face a face com Deus na face de Cristo, e conhecer seus direitos e privilégios em Cristo Jesus. O encontro é a parte mais importante da consolidação, portanto deve ser feito com o máximo de dedicação.
Após o encontro a pessoa é encaminhada para um pós–encontro, que é uma séria de 12 (doze) ministrações, onde eles receberão o conhecimento de várias verdades da Palavra, que possibilitarão a manutenção dos frutos do encontro. João 15.16.
O Terceiro Pilar da visão, ou Terceiro Degrau da Escada do Sucesso é o DISCIPULAR: No discipular, esta pessoa é encaminhada para a Escola de Líderes Consciência Cristã - ELCC.
Na Escola de Líderes esta pessoa aprenderá princípios de fé, e também será preparada para liderar a sua própria célula. Na Escola de Líderes a doutrina do Ministério é passada de forma mais consistente, e todos aprendem a falar uma só linguagem e a andar em unidade, para que todos os objetivos da visão sejam conquistados. A Escola de Líderes é o coração da visão, se a Escola estiver funcionando bem, toda visão estará indo bem e sobrevivendo de forma sadia. 
A Escola de Líderes é um curso com 9 (nove) matérias, que deve se aplicadas num período de 12 (doze) meses, (no caso da ELCC, ela funciona em regime de externato, com matérias que serão ministradas aos domingo pela manhã, com duas aulas por dia, cada uma com 50 (cinqüenta) minutos de duração e 20 (vinte) minutos de intervalo. Em casos especiais, os dias de aula poderão sofrer alterações). II Timóteo 2.15.
O Quarto Pilar da visão, ou Quarto Degrau da Escada do Sucesso é o ENVIAR: Após o ingresso no Segundo Nível da Escola de Líderes, aquelas pessoas que perceberem que já estão prontas para liderar célula, estarão sendo enviadas a liderarem sua própria célula. Com o passar do tempo e com o envolvimento de cada discípulo, aqueles que multiplicarem a ponto de conquistarem multidões para o Senhor Jesus, estarão sendo enviados a montar suas próprias Escolas de líderes e a realizarem seus próprios encontros. O enviar diz respeito a uma pessoa liderar célula, e aqueles que têm ministério Integral, poderão ser enviados para implantar a visão em outras cidades, outros estados e países. João 20.21.
O princípio dos doze fala de células de edificação, ou como falamos células de discípulos diretos. Cada líder estará cuidando diretamente de no máximo doze discípulos, e reproduzindo o caráter de Cristo neles. Cada um dos discípulos diretos estará também na semelhança do líder, conquistando discípulos e separando um número de no máximo doze discípulos para cuidar diretamente e assim sucessivamente. 1ª Geração no máximo: 12 (doze) discípulos diretos, 2ª Geração no máximo 144 (cento e quarenta e quarto) discípulos diretos, 3ª Geração no máximo: 1728 discípulos diretos, e 4ª Geração no máximo: 20736 discípulos diretos.
O princípio dos doze é um principio demonstrando pelo Senhor Jesus Cristo em seu ministério. Nós observamos Jesus tendo contato com muitas pessoas nesta terra, principalmente em seu ministério. Mas se observarmos com atenção verá Jesus todos os dias reproduzindo o seu caráter diretamente em doze homens. O número doze fala de governo, fala de didática, fala de ordem, fala de um acompanhamento mais personalizado. O povo de Israel foi organizado em doze tribos, por toda a bíblia nós vemos o número doze como sendo algo de administração e de governo. Se cada pessoa no ministério levantar no máximo doze outros discípulos em um ano, num período recorde, estaremos conquistando e discipulando todo o mundo.
Os discípulos Diretos que devem ser de no máximo doze, serão levantados dos seus discípulos, com muita paciência e sem pressa, esperando que Deus lhe dê discípulos que tem a mesma batida do seu coração. Lucas 6.13.
A visão é simples, mas não é relaxada, aqueles que entram nesta visão com o interesse de ganhar, consolidar, discipular e enviar estarão conquistando grandes multidões para o Senhor Jesus. A visão funciona!

A Estratégia e o Sucesso na Igreja em Células



A Estratégia e o Sucesso na Igreja em Células




O que é uma estratégia?

A Enciclopédia Barsa diz que, estratégia é literalmente a Palavra que significa “a arte do general”. O dicionário brasileiro globo diz o seguinte: estratégia é a ciência de organizar e planejar as operações de guerra: tática (maneira inteligente de dirigir qualquer negócio).

O dicionário Aurélio faz a seguinte colocação: estratégia é a arte de aplica os meios disponíveis com vista à consecução de objetivos específicos; arte de explorar condições favoráveis com o fim de alcançar objetivos específicos.

Segundo o grande dicionário Larouse Cultural, estratégia é a arte de planejar operações de guerra, arte de combinar a ação das forças, arte de dirigir um conjunto de disposições, pessoa que concebe a maneira de conduzir uma ação para que ela venha produzir resultados.

Como já estudamos na terceira matéria da ELCC, que através do estudo das colocações feitas pela enciclopédia e os dicionários, nós compreendemos que: estratégia é a arte usada pelo general para organizar e planejar operações de guerra, a qual aplica meios, disponíveis, com vista, a consecução de objetivos específicos, a mesma explora condições favoráveis com o fim de alcançar os objetivos desejados.

Este ponto está muito relacionado com o planejamento do trabalho e atividades necessárias para conseguir uma meta.

Sobretudo, estratégia significa: ser guiado pelo o Espírito Santo (Romanos 8.14,16; João 14.17; 14.26; 16.13).



Como a maior estratégia é ser guiado pelo Espírito Santo, devemos buscar-lo, busca a orientação do Espírito de Deus, para que Ele nos der a melhor estratégia.

Como, porém buscamos de Deus a estratégia? Seguido o exemplo de Josué. Em Josué 1.1-9; 6.1-5, nós vemos Josué recebendo de Deus a estratégia certa para a conquista da cidade de Jericó.

Então como ele, devemos ter desejo de uma estratégia de Deus (Marcos 9.23); viver uma vida de oração (Efésios 6.18; I Tessalonicenses 5.17); sempre ler a Palavra de Deus , a Bíblia (I Timóteo 4.13; II Timóteo 2.15); viver em constante meditação da Palavra, meditando muito naquilo que foi lido (Salmo 119.97,99; Atos 10.19).

Além de buscar a orientação de Deus que é a mais importante, devemos também pesquisar em todas as fontes sobre estratégia e envolver as pessoas. Em Josué 1.8-18; Josué 6.6-8, Informa-nos muito bem sobre as condições das quais se implementar a estratégia, e recursos de que dispõe, para a mesma. Josué nos mostrar que é muito importante o líder rodear-se de pessoas chave (II Timóteo 2.2; I Pedro 1.11).

O líder também deve comunicar a estratégia para seus discípulos, os quais devem ser envolvidos na estratégia.

 O líder deve exigir de se mesmo e dos seus discípulos uma habilidade muito boa de comunicar, comunicação, para que a visão e as metas não percam sua visão original.

O líder também deve motiva seus discípulos pela estratégia, porque a motivação é importante, e a conscientização também, mostrando para eles e conscientizando-os do trabalho que se vai realizar e dos resultados esperados (Romanos 10.14-15; II Timóteo 4.2).

O líder não pode deixa o planejamento para a ultima hora, não, ele deve planejar todo o desenvolvimento da sua estratégia.

Não se deve deixar nada para improvisar; deve-se ter em conta os menores detalhes para que a consecução das metas não seja interrompida (Lucas 14.28-32).

Nesse desenvolvimento o líder deve sempre empreender, tomando os recursos necessários para a estratégia.

A Palavra de Deus que Josué (Josué 6.12-20), deve coragem de empreender, como líder de células devemos ter a coragem de empreender, agindo confiante no respaldo de Deus, e estando disposto a aprender com tudo que acontecer na implementação da estratégia (Provérbio 1.7).

Quanto o líder decide a seguir as estratégia de Deus ele é elevado pelo Senhor ao melhor dessa terra. E em relação ao crescimento da igreja nos últimos dias Deus tem nos revelado a estratégia da igreja em célula. Amado viva essa visão firmado na palavra falada, na rhema de Deus , Jesus, na realidade que Ele nosso Mestre estabeleceu, nova aliança.

 Amado A visão é simples, mas não é relaxada, aqueles que entram nesta visão com o interesse de ganhar, consolidar, discipular e enviar estarão conquistando grandes multidões para o Senhor Jesus. A visão funciona!


Células: os Problemas e as Soluções



Células: os Problemas e as Soluções
Existem algumas maneiras para o líder resolver os problemas que surgirem nas células. Ele resolverá os problemas de uma forma confiante, se o mesmo tive uma vida de INTERCESSÃO (Hebreus 7.25; João 17.9,15-20), e por ter comunhão com Deus em oração, Deus traz REVELAÇÃO ao nosso coração, nos revelando algo especifico sobre o problema, para podermos resolver-lo da maneira correta (Ef 1.17-18), se Deus nos revelou a solução do problema, agora é nossa responsabilidade OBEDECER, colocando em prática o que Deus nos mandou fazer (I Samuel 15.22), e quando o líder obedece, o problema é resolvido, e O RESULTADO dar glória a Deus por causa da solução do problema (II Cor 4.15); se líder vir que o problema esta além do seu conhecimento ele deve CONSULTAR OS SEUS LÍDERES, os quais lhes darão orientação, para a solução do problema (Hebreus 13.7).
No entanto todo líder deve saber o que é mais importante diante de qualquer problema, que Jesus é mais importante, a Palavra é mais importante; santo a chave para resolvermos os problemas, é sabermos que, nenhum problema é maior do que o nosso Deus, o todo poderoso. Com a direção do nosso Deus e Pai, o Todo–Poderoso, poderemos solucionar qualquer problema (I João 4.4).
“Nunca diga para Deus que você tem grandes problemas, mas sempre diga para qualquer problema que você tem um Grande Deus”.
Iremos agora estuda sobre os problemas mais comuns que algumas vezes acontecem nas células; muitas vezes há nas células aqueles líderes, discípulos, timóteos que NÃO TEM COMPROMISSO; já há aquelas células que o problema é MONOTONIA, a célula é muito para e sempre a mesma coisa; em outras acontece MANIFESTAÇÃO DEMONÍACA; há também o problema do PECADO, que em alguns casos a pessoas não querem deixa;  existe também a FALTA DE ESTRATÉGIA em outras células, e o líder deve trabalhar , orar a Deus para tem estratégia;  há uma outra coisa que não deve acontece nas células, mas muitas vezes acontece é começa a célula atrasada, no HORÁRIO ATRASADO;  há o problemas da FALTA DE ASSIDUIDADE DOS PARTICIPANTES; e para encerra a lista dos problemas mais como nas células, iremos cita também que em algumas células podem aparecer algum MENSAGEIRO DE SATANÁS enviado para desestruturar o bom andamento da célula, alguns lobos ou  joios.
Como já virmos alguns problemas que pode acontece em uma célula, iremos também, agora, estudar formas, métodos, que podemos usar de uma maneira sistemática para soluciona os problemas das células.
A primeira coisa, método, é a definição do problema, o que realmente estar acontecendo; A segunda coisa, método, é a obtenção de dados, por que não podemos julga algo sem prova reais do problemas; A  terceira coisa, método, é a determinação de soluções possíveis, é ver de que formar o problema pode ser resolvido; e para finaliza, A quarta e ultima coisa é a eleição de melhores soluções, ou seja, escolhemos a melhor solução e aplicamos ao problemas.
Então se acontece algum problema em sua célula você deve dar esses passos acima citados., o quais são normalmente usados para solucionar os problemas de uma forma sistemática e metódica.
Amado no processo de solução de problemas é sempre importante esperar a direção do Espírito Santo, revelando pelo testemunho interior exatamente aquilo que está acontecendo (Romanos 8.14,16). Não fique procurando direções no natural, espere pela orientação por dentro no espírito.
O Espírito Santo é o melhor conselheiro e orientado que existe no universo. Espere sua direção. Amém.
     
Enfrentando um problema difícil na vida cristã.
Hoje quando surgir um problema que segundo os olhos naturais é difícil, devemos fica com a Palavra de Deus (2 Co 5.7), e ela nos diz: nada é impossível ao que crê (Mc 9.23), ou seja, nada é difícil para o que crê, e eu creio no que Deus diz (Lc 18.27), porque ele cumpri com a sua Palavra (Jr 1.12).
Quando os obstáculos da vida vêm, o Espírito Santo testifica com o nosso espírito que é hora de exercer fé (Rm 8.14; 12.3), é hora de combater o bom combate da fé (I Tm 6.12), e toma posse da vitória, ficando com o que a Palavra de Deus diz.
Porque apartir que você compreende a sua posição em Cristo Jesus. Você não abrirá a sua boca para confessar que seus problemas são difíceis (não dirá nem que tem, por que saberá que Cristo já os levou sobre si). Mas abrirá a sua boca para dizer que por fé já esta tudo resolvido (Pv 18.20,21). Que é abençoado com toda a sorte de benção (Ef 1.3), que o senhor suprirá todas as suas necessidades com as suas riquezas em gloria (Fp 4.19), e ficará firme na confissão (Hb 4.14), e tomará posse do que Cristo já lhe entregou.
Os problemas, Jesus Cristo já levou sobre si (Is 53.45), e se surgir no natural alguns, temos que ministra com autoridade que desapareçam, e desaparecerão, por que nós temos autoridade sobre os problemas, Jesus Cristo já nos entregou, ou seja, já nos concedeu autoridade sobre todas as coisas (Mt 28.18,19; Mc 16.17,18), e depois de repreender devemos agradecer a Deus pelo que Ele fez por nós lá na cruz, por que o Maior habita em nós (I Jo 4.4).
Cada dia devemos compreende o que somos em Cristo Jesus (2 Co 5.17; I Jo 5.13), assim não precisamos de gasta o nosso tempo com os problemas (2 Co 4.17,18).
Não esqueçam que Jesus Cristo já levou sobre si todas as nossas doenças, enfermidades, todos os nossos problemas foi junto com eles e sobre Jesus (Is 55.4,5; Cl 2.13,14).

O Crescimento e a Motivação na Igreja em Células



O Crescimento e a Motivação na Igreja em Células

Nós vermos na Bíblia um grande exemplo de motivação para desenvolvimento da estratégia dada por Deus, Neemias é esse exemplo, ele creu no que Deus diz e agiu altura da sua fé (Neemias 2.17; 3.1-32; 8.10).
O grande dicionário Larousse Cultural nos diz que motivação significa: O que motiva, explica ou justifica alguma coisa, estimulo interesse, aquilo que desperta interesse, explicação e exposição de causas ou motivos.
No processo de motivação, Neemias mostrou a situação e a solução (Neemias 2.17), ele formou uma equipe e envolve-se na situação; amado todo aquele que é motivado ou um motivador, precisa conhecer e visualizar os benefícios do futuro (Vers 17).
Neemias começou o trabalho com muito esforço e diligencia. O mesmo organizou os trabalhadores (Neemias 3.1-31), ele deu a conhecer a Palavra Rhema da parte de Deus (Vers 18), por que ele entedia que sem a Palavra Rhema é impossível agradar a Deus (Hebreus 11.1,6).
Mas todo cristão deve entender que a alegria do Senhor é a nossa força, e quando o cristão entende essa verdade bíblica a sua vida sempre será motivada, porque a alegria do Senhor é a nossa força, é a nossa motivação (Neemias 8.10).
O nosso Deus é um Deus alegre, e a Sua alegria nos fortalece e nos motiva; quando aprendemos a nos organizarmos no Senhor e na força do seu poder, recebemos um grande impulso, pois nesta alegria existe motivação, poder, força (Cl 1.11).
A alegria de Deus é uma decisão, ou seja, ela se manifesta em nossa vida quando decidimos a andar altura da Palavra de Deus. Somos nós que determinamos nos alegrarmos ou não, porém como cristão devemos nos alegrar de propósito no Senhor, por que andamos por fé e não por vista (II Cor 5.7; Fp4.4).
Amaneira mais fácil de nos regozijamos no Senhor é mediante falarmos das suas maravilhas em todo tempo.
Em Efésios 5.17-19; o Senhor nos fala através do Apóstolo Paulo, que ficamos cheios do Espírito Santo, quando falamos entre nós pôr meio de salmos, hinos e cânticos espirituais. Todo aquele (a) que está cheio do Espírito Santo, anda em justiça, paz e alegria.
A alegria do Senhor independe das circunstâncias. Paulo quando orientou a igreja a alegrar-se no Senhor, Paulo se encontrava preso ( Atos 16.22-26).
A Motivação e a desmotivação na vida do cristão.
Na vida diária do crente cristão, surgir muitas razões para o desmotivar, e se ele andar no natural, andar pela alma, ele ficará desmotivado, e sofrerá para motiva-se novamente.
Mais o crente cristão que anda na Palavra de Deus, no espírito, ele utiliza as razões que a alma dá para o desmotivar e ele as utiliza para exercer fé. E utilizar a Palavra em todos os momentos para sempre se motiva (Rm 10.17). Por que é a Palavra de Deus que motiva o crente Cristão, mas a palavra que desmotiva vem do diabo, e não devemos dar ouvidos.
Devemos dar ouvido a Palavra de Deus, a voz do Espírito que fala para nosso espírito (Rm 8.14,16).
Muitas coisas já me tentaram desmotiva, e no natural eu tinha razões para fica desmotivado (rejeição, humilhação, desprezo, falta de amor etc; e tudo isso por pessoas que se diziam ser povo de Deus). Mas sempre nessas situações eu utilizava-se e utilizo a Palavra de Deus, e dizia e digo: “não sirvo a homens e sim ao senhor”, “é melhor agrada a Deus do que aos homens” (Cl 13.22-24). E essas frases eram o meu escudo. E sempre através delas eu era motivado a não parar e sim trabalha mais e mais para o senhor, deixando o diabo com mais raiva.
Através da Palavra de Deus eu tenho sempre me motivado e vou sempre me motiva pela Palavra de Deus. Porque ela habita em mim, e em você também (Jo 8.31; 15.7; Cl 3.16), e sempre devemos dar ouvido para a Palavra de Deus que é minha, a nossa motivação.

O líder de multidões se automotiva.

A auto-motivação se dá, mediante uma consciência de que para se fazer a obra de Deus nesta terra, nós precisamos nos envolver com muito ânimo e alegria (I Cor 15.58).
 Deus quando chamou Josué, Ele disse: sê forte e corajoso! Observe que era responsabilidade de Josué ter bom ânimo, coragem e ser forte. Deus não iria ter ânimo, coragem ou ser forte no lugar de Josué, mas o Senhor diria as condições para Josué se animar, ser forte e corajoso (Josué 1.6,7, 9).
Qual a razão principal para termos bom ânimo e coragem?
Não existe uma razão mais importante para termos coragem e bom ânimo, que não seja a Palavra de Deus. Aquilo que Deus nos prometeu na sua Palavra é o suficiente para nos encorajar, animar e nos fazer forte como a rocha.
Eis a razão mais forte, para sermos fortes, corajosos e termos bom ânimo: Dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel (Josué 1.2); Todo lugar que pisar a planta do vosso pé tenho dado, como prometi (Vers 3); ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida, serei contigo, não te deixarei, nem te desampararei (Vers 5); Tu farás este povo herdar a terra (Vers 6); Farás prosperar o teu caminho e serás bem sucedido (Vers 8);  Não temas, nem te espantes, por quer o Senhor, teu Deus, é contigo pó onde quer que andares (Vers 9).   
Amado devemos crer no que a Palavra de Deus nos diz, e independente das situações devemos ficar firmes na Palavra de Deus, como aquela casa que foi edificada sobre a rocha, na parábola que Jesus contou.
Nunca esqueça que Jesus é o maior que habita em você (1Jo 4.4), Ele é, e sempre deve ser a maior motivação da sua vida.
Tudo o que a Palavra diz que você é, você é; tudo que ela diz que você tem, você tem; tudo que ela diz que você pode, você pode. Fique sempre como a Palavra, porque Deus é fiel para cumprir com a sua Palavra, se você estive firmado nela, Ela vai te encontra lá, em sua vontade, e vai manifesta em sua vida a sua Palavra Poderosa. Amém.