quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

O Que é Ser Líder



                                 Ser líder é Ter Liderança

Muita coisa se fala sobre liderança, ou a respeito de ser líder, mas o que realmente importa ao verdadeiro cristão é andar como Jesus andou (como o Apóstolo João nos ensina em 1 João 2.6), e viver segundo o exemplo de liderança de Jesus Cristo (Fp 2.5-13; Mt 2.25-28; Mc 10.42-45; Lc 22.24-27). Podemos definir liderança mediante muitas definições, mas eu vou colocar aqui a definição que lei no livro “O Monge e o Executivo” que diz: “liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum.” Existem varias definições sobre o significado de liderança, mas a influência é a forma mais clara de defini-la.
Segundo os dicionários Larouse Cultural e Aurélio, líder significa conduzir, tomar a maior parte das iniciativas num grupo, dirige e oriente os outros membros, tem o comando e a direção.
Então se você deseja ser um líder de excelência deve influência pessoas, e seguir o exemplo do maior líder de todos os tempos “Jesus”, que obteve estar posição de liderança porque influenciou muitas vidas, adquirindo assim autoridade perante as mesmas, as quais o seguiam porque Ele era um grande exemplo de servo e sacrifício, e claro Ele era um grande exemplo de servo porque amar as pessoas, e Ele amar as pessoas porque decideu, e demonstrou essa decisão quando deu a sua vida em prol das vidas, fazendo tal ação provou que realmente nos amar. 
Para sermos líder devemos ter liderança, para ter liderança precisamos de autoridade, a autoridade se conquista através da influência, a influência vem por meio do exemplo, por meio do serviço e sacrifício, os quais são praticados por quem realmente amar, e o amor não é um sentimento, mas um decisão, uma soma de intenções e ações.
Nunca esqueça Maior é aquele que serve! 
     

O líder com o qual Deus tanto sonhar.

Deus criou o homem para ser líder de multidões, e em Cristo Deus restaurou o homem a posição original, o qual agora em Cristo Jesus tem a Palavra de Deus no seu interior, espírito; porém o líder que Deus tem sonhado é aquele que tem a consciência da Palavra de Deus no seu interior e a vive. Deus nos chamou para liderarmos em concordância com a sua Palavra. O líder do sonho do coração do Pai é vidas, pessoas comprometidas com a sua Palavra, pessoas que decidem andar nos princípios que Deus imprimiu em Sua Palavra.
Mediante este princípio podemos entender que há liderança segundo coração de Deus, e outras que não são.
Podemos destacar os lideres, mediante a influência que eles exercem em outros, porém só mediante a Palavra de Deus é que podemos identifica a liderança que Deus almeja que é a liderança guiada pelo Espírito Santo, liderança esta que traz glória para Deus através do nome de Jesus, por meio do seu corpo, a igreja. Todo o líder segundo o coração de Deus, ganha vidas, consolida vidas, discípula vidas e envia vidas para Deus fazendo assim o Reino de Deus crescer.
Toda a liderança precisa viver em linha com a Palavra de Deus, guiada pelo seu Espírito.

A liderança e as suas Características.

Podemos cita muitas características para de um líder de excelência, porém aqui irem cita apenas algumas as quais são muito importantes.
Sempre devemos lembra que Jesus é o nosso maior exemplo de líder, e claro devemos andar como Ele andou. E quando olhamos para Jesus Cristo encontramos as características de um líder de excelência.
Amor: O amor é o principio que governa todas as coisas, o amor ágape, o amor de Deus é a lei suprema que rege todo universo, e ele não é um sentimento, pode até ser expresso através de sentimento, mas ele é uma decisão, formado de intenções do coração e ações (I Coríntios 13; 1 Jo 3.18). O amor é a principal característica de um líder.
Serviço: é a segunda característica de um líder de excelência, e o nosso mestre nos ensinou este grande principio, Jesus disse: se alguém quiser ser o primeiro será o derradeiro e será o servo de todos (Mt 2.25-28; Mc 10.42-45; Lc 22.24-2).
Autoridade: é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal, é conquistada mediante o exemplo, não é forçar ou coagir as pessoas a fazerem sua vontade por causa da sua posição. Jesus tinha autoridade por que vivia o que pregava e pregava o que vivia, dessa forma influênciava as pessoas, passando a ter autoridade sobre elas.
“Quando Jesus acabou de proferir estas palavras, estavam as multidões maravilhadas da sua doutrina; porque ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas.” Mateus 7.28,29.
Visão: o líder deve der a consciência da vontade de Deus para sua vida e ter a imagem clara do que Deus que ele seja e faça de uma forma objetiva. Relembrando qual é a visão do Ministério Internacional Consciência Cristã fazer de cada discípulo um líder possuidor de uma consciência cristã que o levará a manifestar em sua vida o caráter de Cristo; o qual é necessário para realizar a obra de Deus na terra. Ganhar, Consolidar, Discipular e Enviar.
 : a palavra de Deus diz que o justo viverá pela fé, e o líder de excelência andar em justiça, assim a fé é uma das características de líder segundo o Sonho do Pai (Hb 10.38; Gl 3.11; Rm 1.17; Hc 2.4; Hb 11.1).

Funções da liderança.

Buscar a efetividade. Eficiência + Efetividade = Eficácia.
 A eficiência é definida por buscar ações ótimas para alcançar um propósito.
A efetividade é o resultado das ações e o sucesso das metas.
A eficácia é o grau em que as ações alcançam os resultados esperados.
Uma vez que a liderança não é uma posição, é necessário que esta seja efetiva naquilo a que se propõe. Que as metas sejam alcançadas com ações adequadas às mesmas. Isso é efetividade. São necessários ministérios efetivos que impacte as vidas e a sociedade
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário