sábado, 25 de janeiro de 2014

A Estratégia e o Sucesso




O que é uma estratégia?
Segundo o dicionário Larouse Cultural, estratégia é a arte de planejar operações de guerra, arte de combinar a ação das forças, arte de dirigir um conjunto de disposições, pessoa que concebe a maneira de conduzir uma ação para que ela obtenha resultados. Este ponto está muito relacionado com o plane3jamento do trabalho e atividades necessárias para conseguir uma meta. Sobretudo, estratégia significa: ser guiado pelo o espírito santo. Rm 8.14; Jo 14.17; 14.26; 16.13.

Buscar de Deus a estratégia: Em Josué 1.1-9; Josué 6.1-5. Nós vemos Josué recebendo de Deus à estratégia certa para a conquista da cidade de Jericó. Ter um desejo de uma estratégia de Deus. Mc 9.23. Orar. Ef 6.18; I Ts 5.17. Ler a Palavra. I Tm 4.13; II Tm 2.15. Meditar muito naquilo que foi lido. Sm 119.97; At 10.19.

Pesquisar em todas as fontes sobre a estratégia e envolver pessoas.
Josué 1.8; 1.10-18; 6.6-8. Informe-se muito bem sobre as condições das quais se vai implementar a estratégia, e os recursos de que dispõe, para a mesma. Rodear-se de pessoas chave. II Tm 2.2; I Pe 1.11.

Comunicar a estratégia e envolver as pessoas.
Deve existir uma habilidade muito boa de comunicar para que a visão e as metas não percam sua força original. A motivação é importante, conscientizando-se do trabalho que se vai realizar e dos resultados esperados. Rm 10.14,15; II Tm 4.2.

Planejar seu desenvolvimento.
Não se deve deixar nada para se improvisar; deve-se ter em conta os menores detalhes para que a consecução das metas não seja interrompida. Lc 14.28-32.

Empreender: Tomando os recursos necessários para a estratégia.
Josué 6.12-20. Ter coragem de empreender, a ação confiando no respalde de Deus, e estando disposto a aprender de tudo que aconteça na implementação da estratégia. Pv 1.7.

Solucionando os Problemas das Células




Parâmetros gerais para resolver um problema:
Intercessão. Hb 7.25; Jo 17.9, 15-20. Revelação: Deus nos revela algo específico no problema, para podermos resolvê-lo de maneira correta. Ef 1.17,18. Obediência: Colocar em pratica o que Deus nos fazer. I Sm 15.22. O resultado: Dar glória a Deus com a solução do problema. II Co 4.15. Consultar os líderes: Eles lhe darão orientação, para a solução do problema. Hb 13.7.

O que fazer de mais importante diante de qualquer problema?
A chave para resolvermos os problemas, é sabermos que, nenhum problema é maior que o Deus todo poderoso. Com a direção de Deus poderemos solucionar qualquer problema. I Jo 4.4.

Os problemas mais comuns das células: Falta de compromisso; Monotonia; Manifestação demoníaca; Pecado; Falta de estratégia; Desmotivação; Horário atrasado; Falta de assiduidade dos participantes; Mensageiros de satanás enviados para tentar desestruturar o bom andamento da célula. (lobos e joios).

Complemento: método sistemático para a solução de problemas.
A definição do problema; A obtenção de dados; A integração dos dados; A determinação de soluções possíveis; A eleição das melhores soluções; Um método sistemático para resoluções de problemas, geralmente contém estes passos acima citados.

No processo de soluções de problemas, é muito importante esperar a direção do Espírito santo, revelando pelo o testemunho interior exatamente aquilo que está acontecendo: Rm 8.14,16. Não fique procurando direções no natural, espere pela orientação por dentro no espírito.

A Escolha da Equipe de Líderes




 O próprio Senhor Jesus escolheu sua equipe de lideres que iriam está com Ele, e seguir a sua visão: Lc 6.12-13.
O que fazer para escolher a sua equipe?
Orar: oração vem em primeiro lugar. Só Deus conhece o coração das pessoas. Jesus passou a noite toda orando. I Tm 2.1.
Guiado por Deus escolha homens e mulheres que demonstrem fidelidade. Mc 1.16-18. Pessoas que tenham o desejo de servir ao Senhor. Jo 1.35-42.
Os discípulos sempre queriam saber mais do mestre, e diante de tudo foram movidos a segurem a Jesus, por seu amor por Deus.
Esteja firmado nos princípios bíblicos para que você possa escolhe homens e mulheres moldáveis. Jo 1.48-50. Pessoas que se deixam tratar por Deus e através das quais Ele possa fazer grandes maravilhas. Somos como argila nas mãos de Deus e Ele irá fazer grandes coisas, se O permitirmos. Ap 3.20. Prove os escolhido. Isto significa que através das situações se pode conhecer o que há no coração dos discípulos. (não se trata de buscar a queda de ninguém). I Tm 3.10. Devemos escolher pessoas de boa reputação. At 6.3; pessoas cheias do Espírito Santo. At 6.3. pessoas cheias de sabedoria. At 6.3.
Quando conseguimos uma equipe unida e envolvida com a visão, com certeza atingimos o objetivo que Deus almeja. Fl 1.27.
O Senhor nos fez seu corpo nesta terra, não realizaremos a obra de Deus sozinhos, precisamos uns dos outros; cada um dentro da equipe tem uma função especifica para desenvolver. I Co 12.12-31.
A Palavra afirma que na união dos irmãos, o Senhor ordena a sua benção e vida para sempre. Sl 133.1-3.
O que evitar na escolha da equipe:
A equipe não deve ser escolhida às pressas. Is 28.16. Não escolher a equipe somente por causa da necessidade. II Cr 9.7.
Não escolher nenhum individuo por causa da aparência. Pv 28.11; Jo 7.24. Não escolher ninguém pressionado pelas circunstâncias. II Co 4.18. Não escolher ninguém por amizade. Ef 4.11.

A equipe é fundamental no ministério de uma pessoa, como foi na vida de Jesus, que revolucionou o mundo através da vida de 12 homens. A chave é que os alunos entendam que devem tomar o tempo e o cuidado para escolher sua equipe seguindo o exemplo de Jesus.

A Liderança e Seus Perigos




 Toda liderança deve vigiar para não abre brecha para o diabo, pois esse é o verdadeiro perigo para os lideres.
O inimigo não tem autoridade sobre as nossas vidas, mas ele sabe qual é a maneira de nos atingir. Assim como Balaque não poderia amaldiçoar o povo de Israel, e fez com que o povo transgredisse a lei do senhor, para então as brechas serem abertas ao inimigo (Ap 2.14). Assim o diabo lança circunstâncias, problemas, e se o líder não estiver vigilante abre brechas e o diabo poderá toca-lo, agir em sua vida.  Este é o perigo que aqueles que vivem em cargos de liderança devem evitar. O pecado abre brechas para o inimigo para atuar na vida do cristão, toda vigilância se faz necessária, para a glória de Deus se manifestar na vida do filho de Deus (Ef  4.27).

Por todo líder ter uma alma e habita em um corpo ele deve ser vigilante nestas áreas:
Orgulho: Tudo o que somos, somos em Cristo Jesus, tudo o que temos, temos em Cristo Jesus e tudo o que podemos, podemos em Cristo Jesus! Ef 1.3; Rm 12.3. Murmuração: A murmuração impossibilitou o povo de Israel de entrar na terra prometida. Nm 14.26-30. Rebelião: A rebelião consiste no ato de se levantar contra a autoridade estabelecida, com birra, revolta, resistência, de forma a reagir com teimosia e desobediência contra a autoridade ou uma ordem estabelecida. Nm 16.1-50. Revelações falsas: Ensinos que respaldem o erro e o engano da liderança, para conquistar a aprovação dos liderados, isto indica manipulação. I Tm 4.1-3. Desânimo: Diante dos desafios e dificuldades, o Senhor nos orienta a continuar andado pela fé. Quando isto não acontece, passamos a olhar as circunstâncias, e as circunstâncias sufocam a Palavra, produzindo o desânimo. Js 1.9.
Negligência: O negligente passará necessidades, pois o mesmo é o irmão do desperdiçador. Em liderança qualquer negligencia acompanhada de preguiça vem à tona com rapidez. Pv 18.9; 13.4. Inveja: A comparação acaba gerando uma disposição de inveja no coração do líder, procure se comparar com aquilo que o seu potencial tem por realizar, e não com os outros. Fp 2.3; 1.15. Cobiça: A cobiça se caracteriza por um desejo exagerado de possuir alguma coisa, ambição, avidez, um desejo incontrolado e ardente de possuir alguma coisa. Js 7.21. Sexo oposto: A Palavra nos orienta a fugir das paixões da mocidade. O diabo é para resistir e enfrentar, mas as tentações da imoralidade devemos fugir. II Co 6.14; I Co 6.16. Esperar a recompensa dos homens: A recompensa dos filhos de Deus vem lá do alto, onde Deus habita o cristão não recebe glória que vem de homens, mas como Jesus, recebemos a glória que vem de Deus, em quem não existe sombra de variação ou de mudança.  Jo 5.34, 41, 44; Cl 3.2. Medo: O perfeito amor lança fora todo o medo; aquele que crê não tem medo, recebemos o espírito de escravidão para vivermos outra vez atemorizados, mas recebemos o Espírito de adoção, baseando no qual clamamos aba, Pai. II Tm 1.7; Rm 8.15,16; I Jo 4.18.
Lembre-se, nunca tenha medo de cair, pois o perfeito amor lança fora todo o medo, em Cristo Jesus não existe temores. O maior habita em nós (1 Jo 4.17,18; 4.4).

A Liderança e o Seu Preço




         Há um verdadeiro preço a ser pago
                         pela liderança.
Jesus afirmou que se alguém quer vir após Ele, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e o siga. Em verdade este é preço da liderança guiada pelo Espírito Santo. Muita coisa se ouve falar sobre a liderança, mas a liderança bíblica consiste em servir ao Senhor de todo o seu coração, independente das circunstâncias andar no amor de Deus. Para que isto aconteça, é essencial uma vida de renuncia em todas as áreas, para que a própia vida de Deus se manifeste em cada um de nós. Lc 9.23; II Cr 4.10-12.

O líder e os preços da liderança: Identificação: Para identificar-se com as pessoas, o líder tem pagar o preço de separar tempo para conhecê-las: compartilhar suas emoções, vitórias e derrotas. A critica: se alguém não aceita a critica, isso significa que basicamente é emocionalmente imaturo. O fato de estar mais exposto faz mais susceptível à crítica. Tempo para pensar: A solução não esta em trabalhar mais intensamente, e sim trabalhar guiado pelo o Espírito santo (habilmente). A fadiga: Um líder sábio tratará de encontrar um equilíbrio, e buscará um passatempo, uma marcha mais lenta, para reduzir a tensão. O cuidado adequado com a saúde, o descanso e o equilíbrio colaborarão para o líder mantenha sua capacidade de resistir. Decisões desagradáveis: È o fato de tomar decisões obrigatórias que afetam o bem fundamental de seu ministério. As organizações cristãs têm problemas neste ponto, porque os líderes são naturalmente avessos a ferir as pessoas. A solidão: uma das razões pelas quais a solidão é tão fácil, é que os lideres podem necessitar emocionalmente das pessoas. Por esta razão não podem chegar a ser pessoas reservadas. Aos líderes estão amiúde separados. Este é um grande preço que devem pagar. A utilização do tempo: temos que fazer um planejamento de nosso tempo de forma tão cuidadosa como planejamos nosso dinheiro. A rejeição: Sempre há a possibilidade de algum aspecto de sua fé, ou sua perspectiva cristã sobre as coisas seja caluniado. Jesus andou por este caminho. “Veio para os que eram seus e os seus não o receberam”. Jo 1.1.

O preço da liderança nunca será maior que a graça de Deus, que nos está disponível em Jesus Cristo. Rm 5.17. 
A Palavra afirma que onde abundou o pecado, superabundou a graça de Deus. Rm 5.20. Deus já nos deu a graça em Jesus Cristo, nEle temos todas as condições para andarmos em um nível de liderança que conquiste milhares para o reino dos céus, levando desta forma a conhecer a verdade que os libertará. Jo 8.32.     
 Não importa o preço que termos que pagar em nossa vida terrena, o que deve importa para nós verdadeiros Cristãos é ver pessoas livres das trevas e vivendo no Reino do Amor de deus, em Jesus Cristo.