segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

A CONSOLIDAÇÃO E O DISCIPULADO -4/7: O Líder Como Conselheiro


Qual a definição de aconselhamento?
A palavra que se usa no novo testamento para aconselhar é nouthesia que implica dar direção escriturística. No velho testamento significa dar conselho ou direção.
Para aconselhar biblicamente, o conselheiro tem que conhecer a fundo as escrituras, e desenvolver a capacidade de identificar os problemas e ser guiado pelo o espírito Santo, para as soluções esperadas. O propósito do aconselhamento é conseguir uma mudança de conduta, emoções e caráter por meio de transformação de valores e atitudes, com fundamento bíblico. Rm 8.14; Jo 14.16,17; 16.13.
O aconselhamento é básico para o pastoreio e para o cuidado dos discípulos. Por meio deles o líder os conhecerá a fundo e poderá concede-lhes ajuda e ministração em cada área de sua vida. Jo 10.27.
O aconselhamento é muito importante em relação a consolidação e discipulado, para que o aconselhado venha assim crescer de uma forma madura e equilibrada em sua vida, livrando-o de alguns perigos que venham aparecer em sua caminhada.

Qual a importância do aconselhamento?
È muito importante para pastorear e cuidar, o cuidado é muito importante na vida de um novo crente, pois assim como um bebê precisa de um cuidado todo especial para crescer bem e com saúde, o novo convertido também precisa ser bem cuidado, para crescer bem espiritualmente. Sl 23.1; Jo 10.9.
É útil para detectar problemas e ministrar, pois por viver no mundo por muito tempo, na maioria das vezes, vem com muitos problemas e hábitos que precisam ser mudados pela Palavra de Deus.   . I Jo 5.10.
O aconselhamento é fundamental para formar o caráter de Cristo, mostrando-lhe na Palavra o fruto do espírito recriado, que o seu novo caráter. Gl 4.19; 5.22.
Dar respaldo apoio e compromisso aos crentes, pois como verdadeiro cristão precisamos ser leais, fiéis e honrar com os nossos compromissos.
No aconselhamento também melhorar-se no novo convertido, o processo de restauração. Hb 12.12.
Também no aconselhamento é muito importante, corrigir erros doutrinários, que os novos convertidos porventura tenham aprendido por muito tempo, por não conhecer a verdade da Palavra de Deus e sim talvez, ter vivido uma vida religiosa na sua velha criatura. Gl 1.9.

Aconselhamento de Jesus:
Nós vemos na Palavra de Deus Jesus como conselheiro, aconselhando Nicodemos a respeito do novo nascimento, pois ele era leigo e iguinorante a respeito desse assunto, mais Jesus o esclareceu detalhadamente: Jo 3.1-15.
Outro exemplo de Jesus como conselheiro é quando nós o vemos conversando com a mulher samaritana, mostrando para aquela mulher a importância de ela beber a água da vida que estava bem próximo dela: Jo 4.1-30.

O aconselhamento implica em no mínimo três pessoas: o conselheiro, o aconselhando e o Espírito Santo.
O Espírito Santo como consolador, é apresentado como “paracletos”, que é o sinônimo de conselheiro, ajudador ou intercessor. Não incluí-lo no aconselhamento e não depender dele é um ato de auto-suficiência.
Devemos recordar a obra do Espírito Santo e relaciona-lo com o aconselhamento:
Ele nos ensinará e nos recordará de todas as coisas, para isso precisamos ter lido ou estudado, pois Ele não nos ensinará ou nos lembrará de alguma coisa que não tenhamos estudado: Jo 14.26. O Espírito Santo sempre nos guiará a toda verdade, pois o Espírito e a Palavra, que é a verdade, concordam entre si: Jo 16.13.
A Palavra de Deus nos diz que o Espírito Santo é que tem o papel de convencer do pecado: Jo 16.7,8. Ele também nos ensina o que devemos dizer como dizer e hora de dizer para a glória de Deus: Lc 12.12.
Falamos com os dons do Espírito Santo, essa é mais uma verdade da Palavra de Deus a qual nós podemos fluir comparando as coisas espirituais com as Espirituais: I Co 2.13.
A unção nos ensinará todas as coisas, e quando a Bíblia está falando de unção neste texto, é mesma coisa de poder ou Espírito Santo de Deus: I Jo 2.27.
O conselheiro: O aconselhamento é um trabalho que requer preparação e sabedoria; o líder de célula deve preparar-se para desempenhar esta tarefa e está em comunicação com os seus líderes superiores nesta área.   
Existem alguns requisitos para o conselheiro:
O conselheiro precisa ter um conhecimento extenso e profundo da Bíblia. O conselheiro deve está convencido de que a Bíblia é a verdade e fundamentar-se nela para motivar e inculcar a fé em outros. Este aspecto é muito importante, porque nos permite conhecer a vontade de Deus para cada caso e não desviar-nos da doutrina. Isaías 11.2; Cl 3.16; II Tm 2.15.
Outra coisa fundamental é sabedoria divina: Esta provém de Deus e nos serve para aplicar o conhecimento da maneira mais adequada para resolver conflitos e encontrar soluções. Pv 2.6,7; Lc 21.15; Tg 1.5. A sabedoria é um dom de Deus (Tg 1.5); aumenta-se com a experiência (Jó 32.7) e é adquirida em oração e estudo bíblico.
O líder precisa também ter boa vontade para os demais. Tendo o amor como base fundamental para nossas relações com os irmãos da igreja, pois este nos leva querer servi-lhes de maneira desinteressada buscando seu beneficio e mostrando seu interesse ativo para oferecer ajuda. I Tessalonicenses 3.12; O Senhor nos faz crescer e aumentar neste amor; Romanos 12.2; Este amor deve ser sem fingimento; Mateus 22.39; O amor deve ser ao próximo; Romanos 5.5; Este amor foi derramado pelo o Espírito Santo que nos foi dado.        

O Supremo Conselheiro
“Todavia, digo-vos à vontade; que convém que eu vá, porque, se eu não for o consolador não virá a vós; mas se eu for enviar vo-lo-ei” João 16.7.
“Mas aquele consolador, o Espírito Santo, que o pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito” João 14.26.
“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro consolador, para que fique convosco para sempre”. João 14.16
    Nós vemos nos versículos acima, Jesus Cristo falando sobre outro consolador, que vivia para assumir o seu próprio ministério, o qual umas das características é ensinar todas as coisas, e faz lembrar tudo quando Jesus nos ensinou e dize; através da Sua palavra.
    A palavra consolador no grego “Paracleto” pode ser traduzido por conselheiro. Como o Espírito Santo é Deus; o papel do Espírito Santo no aconselhamento é de um Supremo conselheiro. O Espírito Santo tem um papel fundamental na e para a vida do líder, conselheiro. Hoje somos conselheiros, lideres, mas também filhos de Deus, e como filhos de Deus, nós somos guiados pelo Espírito Santo (Rm 8.14-16), e por sermos guiados pelo Espírito Santo, podemos ajudar outras pessoas a tomarem direções corretas, em relação a sua conduta, emoções e caráter, mas todas essas direções e conselhos são segundo a palavra de Deus. Porque o Espírito Santo nos guia segundo a palavra de Deus, que é a verdade (Jo 16.13; 17.17); Na hora do aconselhamento o Espírito Santo nos ensinara segundo a palavra de Deus o que nós devemos falar ou dizer (Lc 12.12); Durante o aconselhamento nós podemos fluir nos dons de conhecimento e sabedoria; se o Espírito Santo vir que é necessário, porque o Espírito Santo dá a cada um para o que for útil, e como quer (I Co 2.13; Pv 2.6-7; Tg 1.5; I Co 12.7-,11); se a pessoa ou as pessoas que estiverem sendo aconselhadas for cristãs, o Espírito Santo testificará com elas, e a unção as ensinará (Rm 8.16; I Jo 2.27); se não for cristã O espírito Santo convencerá do pecado, que é não crê em Cristo (João 16.7-9).
    Assim o Espírito Santo, o conselheiro supremo, nos aconselha para que possamos aconselhar corretamente; segundo a palavra de Cristo; segundo o nosso conhecimento da palavra de Deus. No aconselhamento é este o papel fundamental do Espírito Santo, ser um conselheiro supremo, ou seja, conselheiro dos conselheiros; mas nós devemos crê, andar e viver na palavra de Deus, para que possamos aconselhar corretamente, e guiado pelo Espírito Santo. Quando fazemos a nossa parte, Ele faz a sua; nuns vindo das profundezas de Deus.
    Não esqueça o Espírito Santo nos ensinará e nos recordará de todas as coisas (João 14.26), está é parte dEle; mas, amados agora é a nossa vez de fazer a nossa parte, devemos ler a palavra, devemos meditar na palavra de Deus, e com certeza amados, seremos excelentes conselheiros.
    Deixe o supremo conselheiro lhes guiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário