terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

A CONSOLIDAÇÃO E O DISCIPULADO -3/7: A Relação Entre Líder e discípulo



A Relação Entre Líder e discípulo


 Normas básicas para manter uma relação em uma equipe de lideres:

 O líder precisa está sempre intercedendo pela equipe para que o diabo não o atinja em nome de Jesus. I Sm 12.23.

Assim como Jesus Pagou o preço em oração, todo líder precisa também pagar o preço em oração, no sentido de: gastar tempo orando pelos os seus discípulos, orar quando o Senhor o orientar, mesmo que não esteja com vontade de orar etc. Jo 17.9,20.

O líder precisa está sempre pronto para suprir as necessidades de seus discípulos, de alguma forma guiado pelo o Espírito Santo de Deus, mostrando assim o amor de Deus não apenas em palavras , mais também em obras. 1 Jo 3.18; Mc 6.30-32.

Ter uma relação de amizade com seus discípulos é muito importante, para que ambos venham amadurecer em confiança, uns para com os outros. Jo 15.14,15, 16.

     O líder não pode fazer tudo sozinho, ele precisa delegar funções e autoridade, pois ele só não levará a sua célula, ou seu o ministério muito longe, ele ficará sobrecarregado. O próprio Jesus delegou autoridade aos seus doze discípulos quando estava aqui na terra, ele é o nosso maior exemplo. A Palavra de Deus também nos ensina que um bota mil para correr e dois coloca dez mil. Lc 9.1-6.

 Porque alguns líderes fracassam na delegação de autoridade?


   Se o líder não delega responsabilidades, constantemente está enredado em um pântano de detalhes secundário que podem derrubá-lo e impedi-lo de funcionar em suas responsabilidades primarias. Fp 1.9.

    O líder precisar confiar e crer que os discípulos podem manejar o que lhes é designado, o apóstolo Paulo alegrava-se em confiar nos seus irmãos, discípulos, muitos temem por isso fracassam na delegação de autoridade, pois não está agindo em fé. II Co 7.16.

    O líder não precisa temer que os discípulos não tenham competência, e sim crer que Deus o fará abundar em toda graça e superabundar em toda boa obra, Jesus acreditou em seus discípulos. Lc 9.1-6; II Co 9.8.

     O líder foi chamado por Deus, e por isso não precisa ter medo de perder o reconhecimento, ninguém pode tirar aquilo que Deus lhe entregou, quem tem medo fracassa. Jo 5.34; II Tm 1.7.

Muitos temem que suas fragilidades sejam expostas, mais a Palavra nos ensina, que nós não um Espírito de medo, mais sim de poder, amor e moderação. II Tm 1.7.

    Outros pensam que não terão tempo para entregar o trabalho a outro e oferecer a necessária preparação. Os líderes precisam acreditar no que a Palavra de Deus diz: que Ele dá sabedoria a todos os que pedem com fé e não duvidando em seu coração. Tg 1.5; Rm 10.13-15.

Como delegar?


   Todos os líderes precisam selecionar os trabalhos que serão delegados e organiza-los para transferi-los, pois a Palavra de Deus nos ensina que devemos fazer tudo com ordem e decência. I Co 14.40.

    Guiado por Deus o líder deve escolher a pessoa adequada para o trabalho, para que o reino Deus não venha sofrer e sim crescer para a glória de Deus. Ef 4.11.

    Como líderes, devemos preparar e motivar a pessoa, a quem iremos entregar o trabalho para a sua realização. Mt 28.19.

  Entregar a tarefa e assegurar-se de que compreende plenamente o que a de fazer, pois sendo ambos estarão seguros que a obra será feita em nome de Jesus para a glória de Deus. Rm 10.14.

    Estimular a autonomia. Rm 8.14.

   Todo líder precisa manter uma supervisão de controle, não por desconfiança e sim pela organização, como pó exemplo: solicitar a prestação de contas etc. At 2.43-47.

 Ser exemplo em tudo: João 13.35.


    Os discípulos serão o reflexo do líder. O melhor sermão é o exemplo. O exemplo do líder é muito importante para estimulação e motivação do discípulo em relação a viver a Palavra de Deus.

      Se quisermos completar a nossa carreira como líderes poderosos em Deus, precisamos preservar a nossa integridade como filhos de Deus obedientes, deixando de lado todo embaraço que tão de perto nos rodeia e andar no amor de Deus, pois amando uns aos outros é que seremos verdadeiramente discípulos do nosso Senhor Jesus Cristo, e assim outros venham ver a glória do Senhor em nossas vidas e deseja-la para as suas vidas, tornando assim líderes referenciais, exemplares andando no amor de Deus. Jo 13.35; Hb 125.1,2. 

   Ministração e Doutrinamento. 
Lucas 22.39-40.

   É essencial ensina-lhes a Palavra de Deus, estabelecendo disciplina diária de leitura e estudo. É muito importante que todo líder ministre aos seus discípulos a Palavra e os doutrine de forma que eles aprendam a Palavra de Deus de uma forma clara e equilibrada, para que assim eles possam ministrar e ensinar a outras pessoas, o que ele aprendeu com o seu líder, no nome de Jesus, para a glória de Deus e seja assim um futuro líder seguro e firmado na Palavra Deus e não ser enganado por doutrinas falsas, ou doutrinas diabólicas, mais ser um cristão maduro e consciente da verdade que Cristo Jesus acima de tudo e de todos. Amém!    
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário