terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

A CONSOLIDAÇÃO E O DISCIPULADO - 2/7:Como Deve Ser Feita a Consolidação



Como deve ser feita a Consolidação

Como consolidar?
E recomendável que a pessoa que evangelizou consolide, pois já se estabeleceu uma relação de confiança e amizade, por isto é tão importante que cada membro da célula saiba como fazê-lo; se você é líder, tome tempo para ensinar os seus discípulos. Este processo requer tempo concentrado que varia de acordo com cada pessoa.
O que se deve fazer na consolidação é explicar para o novo crente o plano de salvação. Ensinando-o sobre o Amor do tipo de Deus: Jo 3.16; 10.10. Sobre a queda e redenção do homem, que o homem está afastado de Deus por causa do pecado, porém em Cristo está justificado do pecado: Rm 3.12,13; Is 59.2; Rm 3.23,24. Devemos ensinar sobre Cristo como único e suficiente Salvador, e o único caminho de reconciliação com o Pai: Jo 14.6; Gl 3.13; Ef 2.8,9; Is 53.3-12. Sobre arrependimento e sobre confessar Jesus Cristo como o Senhor de sua vida: At 3.19; Jo 16.8,9; Is 1.18; Pv 18.13; Rm 10.8-10; Ap 3.10; Jo 1.12.
Devemos também conhecer e resolver as suas inquietações com respeito à Bíblia, a igreja e a Deus. Há algumas perguntas que são comuns pelo o contexto religioso de nosso país. Por exemplo: Vocês não crêem na virgem Maria? Mt 13.54,55, 56. Qual a diferença entre católicos e crentes? Sl 1.4-6. Estou mudando de religião? Tg 1.26,27. O que fazer com as ofertas? Ml 3.10. O que faz o pastor? Jo 10.1-20 etc.
Identifique suas necessidades e problemas mostrando interesses nelas. Devemos ensinar a orar em linha com a Palavra de Deus. Ef 1.16-23; 3. 14-20; Fp 1.9-11. Busque textos bíblicos que os fortaleça e lhes ensine o ponto de vista de Deus. I Tm 2.4.
Seja sábio em aconselhá-los e motive-os para que sejam eles que tomem as decisões. Dt 30.19. Segundo as suas posses ajude-os materialmente. I Jo 3.17. E envolva-os nas atividades do ministério. At 2.46.
O sucesso durante o processo da consolidação.
Entenda que os novos crentes têm dúvidas e inquietações que devem ser resolvidas. Por isso devemos está manuseando bem e vivendo a Palavra de Deus, para que possamos resolver as suas duvidas e inquietações pela autoridade que há no nome de Jesus. Fp 4.6-7. Nem todas as pessoas reagem da mesma maneira; umas levam, mas tempos que outras, e é por isso que devemos usar o fruto do espírito que há em nossas vidas, pois quem dá o crescimento é o Senhor, nós apenas plantamos e regamos com a Palavra. Ec 3.1; 1 Co 3.6.
Ganhe a confiança de sua família, sem entrar em intimidades que podem ser tomadas como abusos. Cuide de representar Jesus Cristo com honra. Rm 2.24.
Mostre respeito por tudo (seu trabalho, o que investe seu dinheiro, etc.). Mais adiante terá oportunidade de instruí-lo para que tome decisões conforme a vontade de Deus. Tt 2.7.
Mostre-lhe interesse no que é como pessoa e não como um número para alcançar a meta, porque cada pessoa é de suma importância para Deus, e não devemos pensar que a pessoa é apenas mais um membro de uma congregação ou religião. Jo 3.16.
Durante o processo de consolidação devemos também motivar os novos convertidos constantemente em fé, dando testemunhos das pessoas contidas na Bíblia e da nossa própia vida. Hb 11.6. Leia todo o capitulo 11 de hebreus.
Na consolidação não devemos ficar pressionando o novo convertido, pois não é por força nem por violência, mais pelo o Espírito de Deus (Zc 4.6), e através da Palavra que é a verdade que liberta, por isso devemos ser flexível. Jo 8.32; II Tm 4.5.
Envolva-o nas atividades e mostre que ele é importante. Fp 1.3-5.
Mostre para o novo convertido que assistir os cultos na igreja é um ato de comunhão, celebração e adoração a Deus e não apenas um ato religioso. Tg 1.26,27. Apresente mais pessoas com as quais ele possa estabelecer vínculos de amizades, pois nós vemos na Palavra de Deus que os irmãos da igreja primitiva cresciam em amor e em comunhão, inclusive os novos crentes que iam chegando. At 2. 42-47 Ef 5.19,20.
A habilidade de realizar uma excelente consolidação é adquirida à medida que nos preparamos e o fazemos constantemente. I Co 15.58.
Decida a viver uma vida de consolidação.
Não esqueça, tudo é uma questão de decisão.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário