segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

A CONSOLIDAÇÃO E O DISCIPULADO -7/7: Conselhos Práticos para Pregar



 Definição de pregação:
 A pregação é a comunicação da verdade por um homem a homens. Têm em si dois elementos: a verdade e personalidade. Não pode prescindir separar, despensar de nenhum destes elementos e ser, uma pregação. A verdade mais correta, a declaração carregada da maior autoridade acerca da vontade divina, se for comunicada aos homens de outra forma que não seja através da personalidade de um homem, irmão, não é uma verdade pregada... Pôr outro lado, se os homens comunicarem a outros demais homens algo que não seja a verdade, se empregarem seus poderes de persuasão ou de entretenimento para conseguir que prestem a atenção a suas própias especulações, ou com o fim de que seja feita a sua própia vontade, ou seja, aplaudido pôr seus própios talentos, isso tão pouco se trata de pregação. O primeiro carece de personalidade, e o segundo de verdade. E a pregação é a apresentação da verdade através da personalidade.

O propósito real da pregação é o de persuasão. Persuadir é influir sobre a vontade dos ouvintes para que estes ajam de acordo com a vontade de Deus.
 O esboço da pregação: Existem três modelos fundamentais de esboço que são: Textual; Temático; Expositivo. A estrutura básica de um sermão poderá ser estabelecida de acordo com os seguintes tópicos: Títulos; Objetivo; Introdução; Texto; Divisões principais; Conclusão.
O Esboço Textual é aquele em que as divisões principais são derivadas de um texto constituído de uma breve porção da Bíblia.
O Esboço Temático é aquele cujas divisões principais derivam de um tema independente do texto.
O Esboço Expositivo é aquele em que uma porção maior ou menos extensa da escritura é interpretada em relação a um tema ou assunto.
 
Como melhorar a pregação:
Todo pregador precisa preparar-se para pregar para não passar vergonha diante dos ouvintes. O pregador deve dar testemunho em tudo, como vimos acima pregação sem vivencia do prega não pregação por isso ele tem ser exemplo em tudo para que todos venham receber a pregação facilidade e alegria. Hb 12.1O pregador precisa amar a obra de Deus e as vidas para que a sua pregação seja influenciadora e transformadora através da fé que opera pelo amor .
Aprender a falar o melhor e o mais corretamente possível, evitando vício de linguagem, tais como; Amém, amém, aleluia, aleluia, glória Deus, glória Deus, após cada frase. Evitar também frases e expressões vulgares. Usar constantemente o dicionário, aprendendo gramática. Estudar preparar-se diariamente no estudo da Palavra. Sl 1.1-4Estude por livros, capítulos, passagem e personagens. Primeiro aplique sua mensagem a nível pessoal, ou seja, em relação a você mesmo. Memorize versículos que iram ajuda-lo na mensagem. Memorize os livros da Bíblia, pois isso passará segurança para ouvintes e eles receberam com mais confiança por você está seguro.

Observações gerais:
É sempre importante que você seja você mesmo, ou seja, nunca queira imitar alguém, o Senhor o chamou para você ser você mesmo e não outra pessoa, se não ele teria criado dois dele, ou duas pessoas iguais, deve-se conservar a própia personalidade. Deve-se resistir à inclinação de converte-se em ator hipocrisia, não seja mentiroso, não faça teatro falsificado, fale sempre a verdade com suas ações. Pensamentos emprestados devem ser dirigidos e tornados própios antes de serem pregados.
Deve-se ter algo que dizer e a segurança de que vale a pena ser dito, não fale besteira, fale só o que for essencial, e com segurança. Deve-se comer moderadamente antes de pregar, para que você não venha passar por situações desagradáveis na da ministração, “Pelo Amor de Deus”. Deve-se adquirir o costume de corrigir suas própias faltas.

A voz:
A voz é fundamento do orador e este deve saber o alcance maior e menor de sua voz, para que não venha se tornar uma coisa incômoda. O volume: A melodia, a doçura e a flexibilidade são fundamentais nessa área, principalmente para os mais idosos.
O aprimoramento da voz: Cantar com voz, é muito importante para a sua educação vocal. A leitura deve ser feita em voz alta e agradável para que todos possam ouvir claro, e em bom som, ter cuidado hábitos na pronuncia, para que não venha se tornar algo chato de se ouvir, e sim agradável. Exercícios vocais também entram nessa parte de aperfeiçoamento, para ficar cada vez melhor. Não enicie demasiado alto, nem tampouco demasiado baixo. Não permita que a voz decaia nas ultimas palavras de um período. Não descuide em tomar fôlego, e aprenda a respirar usando toda força dos pulmões.
  Fixar os olhos com freqüência nos ouvintes mais distantes, para saber se todos podem ouvir isso é muito importante para que você esteja segura de que todos estão recebendo a Palavra de Deus.
A monotonia destrói a eloqüência, como também o muito gritar, precisamos ser habilidosos em deixar um ambiente agradável, de alegria para que todos fiquem concentrados e recebam do Senhor o Maximo possível, e não deixar que a monotonia tome conte do ambiente e sim a alegria do Senhor que a nossa força..

A leitura da Bíblia em público.
 Não leia muitas passagens bíblicas, mantenha um equilíbrio.
A leitura selecionada deve ter intima relação com a mensagem.
Declarar a mensagem claramente duas ou três vezes. Deve ter lido a passagem anteriormente para fazê-lo com poder e clareza. Deve aprender a ler bem, com clareza, presteza, dando ênfase nas palavras e frases importantes, isso tudo é para que tudo seja passado de uma forma clara e consistente e para que todos entendam e recebam a mensagem em nome de Jesus.

A CONSOLIDAÇÃO E O DISCIPULADO -6/7: A Bíblia e o Aconselhamento




Como devemos nos relacionar biblicamente com alguns assuntos em aconselhamentos:

Argumentos ;

Provérbios 15.1-9.                       
Provérbios 26.17-28.
Filipenses 2.12-18.
Tito 3.1.11.

Atitudes;
Filipenses 2.5-11.
Filipenses 4.4-9.

Depressão;
I Reis 19.1-9.
Salmos 42.1-11.

Imoralidade;
Romanos 2.1-16.

Medo;
Josué 1.1-18.
Salmos 27.1.
Salmos 56.11.
Salmos 91.1-8.
Salmos 121.1-8
Provérbios 29.25.

Gozo;
Mateus 5.1-12.
I Timóteo 6.3-10.

Inferioridade;
Salmos 63.3.
Salmos 86.13.
Salmos 139.13-16.
I Coríntios 1.26-29.
I Pedro 2.9-10.

Ressentimento;
João 1.9-27.

Frustração;
Efésios 6.1-18.

Sexo;
Provérbio 5.15-21.
I Coríntios 7.1-11
I Tessalonicenses 4.1-8.  

A CONSOLIDAÇÃO E O DISCIPULADO -5/7: A Preparação do Líder Para o Conselheiro




Características do conselheiro:
O líder conselheiro precisa ser emocionalmente sadio, pois se ele não estiver emocionalmente sadio, como ajudará alguém que estiver precisando de ajuda nessa área: Mt 15.14.
Conhecimento da natureza humana.
Todo líder precisa ter, como conselheiro, disposição para ouvir seguindo o exemplo de Jesus e o que a sua Palavra nos diz: que todo esteja pronto para ouvir: Tg 1.19.Prepara-se intelectualmente, pois como filhos de Deus inteligentes precisamos ser sábios em muitas áreas para com as pessoas em nome de Jesus. Ler livros sobre este tema. Livro de Provérbios. É muito importante a disponibilidade e compromisso com o aconselhando, pois se queremos formar discípulos precisamos dá bons exemplos para a Glória de Deus e para que sirva para todos em nome de Jesus: Jo 10.4.
Precisamos ter discernimento para encontrar na Bíblia à solução dos problemas, e para isso é preciso esforço da nossa parte, para estudarmos a Palavra, e tirarmos tempos em comunhão com o Espírito Santo. Ef 1.16-23.É muito importante a dedicação à oração, buscando a direção divina para que tudo venha a ser resolvido com sucesso e não com as nossas própias vontades. I Ts 5.17.
O conselheiro tem que crer que o aconselhando pode mudar, pois o conselheiro como justo do Senhor precisa entender o justo vive pela fé é fé é certeza e convicção. Hb 11.1.

O aconselhando:
Devemos conhecer a individualidade de cada ser. Cada um tem um contexto diferente e uma maneira especial de ser e assumir a vida. A herança cultural, espiritual, social, econômica educativa é diferente em cada pessoa e, portanto, é necessário conhece-lo para prestar uma ajuda eficaz a seu problema. Pv 27.23.
É necessário crer que o aconselhando pode mudar, e que necessita ser ouvido e motivado para a mudança. Rm 14.23.

O que espera o aconselhando?
Ele espera que entendam o seu problema ainda melhor do que ele o faz; que alguém chegue à raiz do problema, pois se ele está precisando de conselhos é porque não sabe a fundo a solução do problema, e é por isso que nós como líderes guiados pelo Espírito Santo precisamos entendê-lo e esclarece-lo em nome de Jesus.
É fundamental que todo líder lhe prestem auxilio em tempo de crise vivenciando e demonstrando assim o amor de Cristo Jesus.       Gl 6.2. Ele também necessita que ajudem em mudanças de conduta indesejáveis e que lhe ensinem o que é adequado, pois a sua alma precisa ser renovada pela Palavra de Deus e seu subjugado até o fim de sua carreira. Ele também espera crescimento e qualidade, pois futuramente ele será o que lhe ensinaram. Hb 5.14; II Pe 2.2.

Sugestões para realizar o aconselhamento:
A oração é primordial no aconselhamento, é por isso que é bom que o líder comece e termine com oração. I Tm 2.1.
É muito importante que o líder escute com atenção o problema do aconselhando, pois se ele está com um problema, ele quer a solução, e é por isso que devemos dá a devida atenção para podermos ajudá-lo em nome de Jesus. Tg 1.19. Faça perguntas acerca de tudo o que possa influenciar no problema de acordo com a área, para que as coisas venham ficar mais claras para você como conselheiro.
O líder precisa plantar condições, ou seja, possibilidades para cada área que deseja ser avaliada dentro da Palavra de Deus. Tenha metas definidas. Mc 4.14. Respalde cada solução com fundamento bíblico para que ele venha perceber, que as suas possibilidades estão de acordo com a vontade de Deus, em nome de Jesus. Hb 1.3.
É muito importante que se avalie o progresso para ver se o caso requer várias sessões. I Pe 1.10,11. Deixe tarefas apropriadas que reforcem as metas. I Tm 4.13. Estudos Bíblicos, exercício que impliquem em ação e escreva cartas.
Na medida do possível envolva pessoas que tem relação com o problema para que elas venham assim ajudar na solução e todos venham ser abençoados. Envolva também o líder; motive-o para que forme parte da solução.
Outra coisa essencial na vida do líder como conselheiro é que ele esteja preparado para ministrar segundo o caso em todas as áreas como já falamos acima, espiritualmente, mentalmente e fisicamente. Rm 8.14. Tenha bibliografia para recomendar ao aconselhando livros como parte do processo. I Tm 4.15.

Casos freqüentes de aconselhamento:
Muitas pessoas têm problemas consigo mesmas, ou seja, conflitos pessoais. Muitas vezes se dá pelo fato de ter traumas do passado em suas mentes que precisam ser mudados pela Palavra de Deus.
Outros têm problemas nas relações interpessoais, ou seja, problemas com outras pessoas que muitas das vezes é preciso ser liberado o perdão de Deus para que ele possa prosseguir na sua caminhada como cristão filho de Deus. É essencial que o líder mostre para o aconselhando, que ele não precisa ficar preocupado com nenhuma recordação do passado, pois Cristo Jesus já apagou todo o seu passado de trevas com o seu sangue purificador, e jogou todos os seus pecados no mar do esquecimento.
Precisamos mostrar para eles que todos os seus problemas financeiros já foram resolvidos em Cristo Jesus, e que ele precisa apenas fazer a sua parte como um filho de Deus, dizimando e ofertando para que as suas bênçãos venham se manifestar no reino natural. Ml 3.10
Algumas pessoas têm problemas espirituais, como ouvir vozes ou ver vultos e nós precisamos mostra-lhe a autoridade que ela tem agora em Cristo Jesus ao nascer de novo, para exercer sobre as obras do diabo, doutrinas e ensinamentos diabólicos. Outras pessoas têm problemas com o pecado, mas nós temos que mostrar para ele que agora em Cristo Jesus ela é livre de todo pecado, pois Ele já levou o pecado de toda raça humana, la naquela cruz. Is 53.3-5.
Existem pessoas que ao nascer de novo, ainda se acham indiguinas de relacionarem com Deus, pelo fato de terem vivido uma vida pecaminosa na sua velha criatura, mais a líder precisa mostrá-la que agora em Cristo Jesus ela está justificada, e que o véu do templo se rasgou de alto abaixo simbolizando que ela está na presença de Deus sem nem um censo de culpa ou inferioridade, agora ela pode se relacionar com Deus, como um filho se relaciona com o Pai, ou seja, livremente. Mt 27. 51; Rm 5.1.
Outros têm problemas familiares, conjugais, e ela precisa entender que Jesus Cristo é Paz, e que por ele está em Jesus precisa viver em paz com os seus familiares, e até mesmo para o seu bom testemunho como cristão agora.


A CONSOLIDAÇÃO E O DISCIPULADO -4/7: O Líder Como Conselheiro


Qual a definição de aconselhamento?
A palavra que se usa no novo testamento para aconselhar é nouthesia que implica dar direção escriturística. No velho testamento significa dar conselho ou direção.
Para aconselhar biblicamente, o conselheiro tem que conhecer a fundo as escrituras, e desenvolver a capacidade de identificar os problemas e ser guiado pelo o espírito Santo, para as soluções esperadas. O propósito do aconselhamento é conseguir uma mudança de conduta, emoções e caráter por meio de transformação de valores e atitudes, com fundamento bíblico. Rm 8.14; Jo 14.16,17; 16.13.
O aconselhamento é básico para o pastoreio e para o cuidado dos discípulos. Por meio deles o líder os conhecerá a fundo e poderá concede-lhes ajuda e ministração em cada área de sua vida. Jo 10.27.
O aconselhamento é muito importante em relação a consolidação e discipulado, para que o aconselhado venha assim crescer de uma forma madura e equilibrada em sua vida, livrando-o de alguns perigos que venham aparecer em sua caminhada.

Qual a importância do aconselhamento?
È muito importante para pastorear e cuidar, o cuidado é muito importante na vida de um novo crente, pois assim como um bebê precisa de um cuidado todo especial para crescer bem e com saúde, o novo convertido também precisa ser bem cuidado, para crescer bem espiritualmente. Sl 23.1; Jo 10.9.
É útil para detectar problemas e ministrar, pois por viver no mundo por muito tempo, na maioria das vezes, vem com muitos problemas e hábitos que precisam ser mudados pela Palavra de Deus.   . I Jo 5.10.
O aconselhamento é fundamental para formar o caráter de Cristo, mostrando-lhe na Palavra o fruto do espírito recriado, que o seu novo caráter. Gl 4.19; 5.22.
Dar respaldo apoio e compromisso aos crentes, pois como verdadeiro cristão precisamos ser leais, fiéis e honrar com os nossos compromissos.
No aconselhamento também melhorar-se no novo convertido, o processo de restauração. Hb 12.12.
Também no aconselhamento é muito importante, corrigir erros doutrinários, que os novos convertidos porventura tenham aprendido por muito tempo, por não conhecer a verdade da Palavra de Deus e sim talvez, ter vivido uma vida religiosa na sua velha criatura. Gl 1.9.

Aconselhamento de Jesus:
Nós vemos na Palavra de Deus Jesus como conselheiro, aconselhando Nicodemos a respeito do novo nascimento, pois ele era leigo e iguinorante a respeito desse assunto, mais Jesus o esclareceu detalhadamente: Jo 3.1-15.
Outro exemplo de Jesus como conselheiro é quando nós o vemos conversando com a mulher samaritana, mostrando para aquela mulher a importância de ela beber a água da vida que estava bem próximo dela: Jo 4.1-30.

O aconselhamento implica em no mínimo três pessoas: o conselheiro, o aconselhando e o Espírito Santo.
O Espírito Santo como consolador, é apresentado como “paracletos”, que é o sinônimo de conselheiro, ajudador ou intercessor. Não incluí-lo no aconselhamento e não depender dele é um ato de auto-suficiência.
Devemos recordar a obra do Espírito Santo e relaciona-lo com o aconselhamento:
Ele nos ensinará e nos recordará de todas as coisas, para isso precisamos ter lido ou estudado, pois Ele não nos ensinará ou nos lembrará de alguma coisa que não tenhamos estudado: Jo 14.26. O Espírito Santo sempre nos guiará a toda verdade, pois o Espírito e a Palavra, que é a verdade, concordam entre si: Jo 16.13.
A Palavra de Deus nos diz que o Espírito Santo é que tem o papel de convencer do pecado: Jo 16.7,8. Ele também nos ensina o que devemos dizer como dizer e hora de dizer para a glória de Deus: Lc 12.12.
Falamos com os dons do Espírito Santo, essa é mais uma verdade da Palavra de Deus a qual nós podemos fluir comparando as coisas espirituais com as Espirituais: I Co 2.13.
A unção nos ensinará todas as coisas, e quando a Bíblia está falando de unção neste texto, é mesma coisa de poder ou Espírito Santo de Deus: I Jo 2.27.
O conselheiro: O aconselhamento é um trabalho que requer preparação e sabedoria; o líder de célula deve preparar-se para desempenhar esta tarefa e está em comunicação com os seus líderes superiores nesta área.   
Existem alguns requisitos para o conselheiro:
O conselheiro precisa ter um conhecimento extenso e profundo da Bíblia. O conselheiro deve está convencido de que a Bíblia é a verdade e fundamentar-se nela para motivar e inculcar a fé em outros. Este aspecto é muito importante, porque nos permite conhecer a vontade de Deus para cada caso e não desviar-nos da doutrina. Isaías 11.2; Cl 3.16; II Tm 2.15.
Outra coisa fundamental é sabedoria divina: Esta provém de Deus e nos serve para aplicar o conhecimento da maneira mais adequada para resolver conflitos e encontrar soluções. Pv 2.6,7; Lc 21.15; Tg 1.5. A sabedoria é um dom de Deus (Tg 1.5); aumenta-se com a experiência (Jó 32.7) e é adquirida em oração e estudo bíblico.
O líder precisa também ter boa vontade para os demais. Tendo o amor como base fundamental para nossas relações com os irmãos da igreja, pois este nos leva querer servi-lhes de maneira desinteressada buscando seu beneficio e mostrando seu interesse ativo para oferecer ajuda. I Tessalonicenses 3.12; O Senhor nos faz crescer e aumentar neste amor; Romanos 12.2; Este amor deve ser sem fingimento; Mateus 22.39; O amor deve ser ao próximo; Romanos 5.5; Este amor foi derramado pelo o Espírito Santo que nos foi dado.        

O Supremo Conselheiro
“Todavia, digo-vos à vontade; que convém que eu vá, porque, se eu não for o consolador não virá a vós; mas se eu for enviar vo-lo-ei” João 16.7.
“Mas aquele consolador, o Espírito Santo, que o pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito” João 14.26.
“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro consolador, para que fique convosco para sempre”. João 14.16
    Nós vemos nos versículos acima, Jesus Cristo falando sobre outro consolador, que vivia para assumir o seu próprio ministério, o qual umas das características é ensinar todas as coisas, e faz lembrar tudo quando Jesus nos ensinou e dize; através da Sua palavra.
    A palavra consolador no grego “Paracleto” pode ser traduzido por conselheiro. Como o Espírito Santo é Deus; o papel do Espírito Santo no aconselhamento é de um Supremo conselheiro. O Espírito Santo tem um papel fundamental na e para a vida do líder, conselheiro. Hoje somos conselheiros, lideres, mas também filhos de Deus, e como filhos de Deus, nós somos guiados pelo Espírito Santo (Rm 8.14-16), e por sermos guiados pelo Espírito Santo, podemos ajudar outras pessoas a tomarem direções corretas, em relação a sua conduta, emoções e caráter, mas todas essas direções e conselhos são segundo a palavra de Deus. Porque o Espírito Santo nos guia segundo a palavra de Deus, que é a verdade (Jo 16.13; 17.17); Na hora do aconselhamento o Espírito Santo nos ensinara segundo a palavra de Deus o que nós devemos falar ou dizer (Lc 12.12); Durante o aconselhamento nós podemos fluir nos dons de conhecimento e sabedoria; se o Espírito Santo vir que é necessário, porque o Espírito Santo dá a cada um para o que for útil, e como quer (I Co 2.13; Pv 2.6-7; Tg 1.5; I Co 12.7-,11); se a pessoa ou as pessoas que estiverem sendo aconselhadas for cristãs, o Espírito Santo testificará com elas, e a unção as ensinará (Rm 8.16; I Jo 2.27); se não for cristã O espírito Santo convencerá do pecado, que é não crê em Cristo (João 16.7-9).
    Assim o Espírito Santo, o conselheiro supremo, nos aconselha para que possamos aconselhar corretamente; segundo a palavra de Cristo; segundo o nosso conhecimento da palavra de Deus. No aconselhamento é este o papel fundamental do Espírito Santo, ser um conselheiro supremo, ou seja, conselheiro dos conselheiros; mas nós devemos crê, andar e viver na palavra de Deus, para que possamos aconselhar corretamente, e guiado pelo Espírito Santo. Quando fazemos a nossa parte, Ele faz a sua; nuns vindo das profundezas de Deus.
    Não esqueça o Espírito Santo nos ensinará e nos recordará de todas as coisas (João 14.26), está é parte dEle; mas, amados agora é a nossa vez de fazer a nossa parte, devemos ler a palavra, devemos meditar na palavra de Deus, e com certeza amados, seremos excelentes conselheiros.
    Deixe o supremo conselheiro lhes guiar.