quinta-feira, 14 de novembro de 2013

A Célula E A Realidade Da Nova Aliança




                                                          
 
Hoje existem muitos modelos de igrejas em células; todos são úteis, dão resultados e tem a sua ênfase e, é claro, muitos apresentam bastante sucesso, em relação ao crescimento numérico, pois as doutrinas que tem sido ensinada nas células, acabam com o sacrifício de Cristo por nós lá na cruz; e muitos devem saber que Deus não quer apenas a salvação dos homens, mas quer que eles sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento Dele (I Tm 2.3,4). Mas para isso acontecer deve ser pregado, ensinado mais nas células a realidade da Nova Aliança.

Os pilares da estratégia da igreja em células que é ganhar, consolidar, discipular e enviar devem estar fundamentados na realidade da Nova Aliança; destacando uma das doutrinas da Nova Aliança, que é a Palavra da Fé, desta forma a igreja crescera na Visão de Deus, como Ele Sonha.

Vamos conhecer os quatro pilares da igreja em células, ou seja, os quatros degraus da escada de sucesso:

Ganhar: todos os membros de uma célula deverão entender sua função no processo de multiplicação, e a forma para multiplicar é ganhando vidas. As células deverão ser motivadas constantemente a olhar para os perdidos com o desejo de trazê-los aos pés de Cristo. Para isto há duas estratégias que continuam sendo indispensáveis: 1º Intercessão (Gl 4.19); 2° testemunho (Jo 4.28-29,39). Como ganhar: no evangelismo pessoal, ou de oportunidade (use sua criatividade e a unção que habita dentro de você). Nos ônibus, na escola, no trabalho, na célula, na rede de jovens, nos cultos de grande celebração etc.

Consolidação: o verbo consolidar significa sustentar, firmar, tornar sólido, seguro ou estável, fortalecer, transformar. É o processo de cuidar, de dispensar a atenção de um novo crente até quando ele tenha condição de caminhar pelas suas próprias decisões, firmado no que aprendera sobre Jesus. É o processo que fará com que nosso fruto permaneça (Jo 15.16). Para o Mestre não basta IR (Que vades) nem basta DAR FRUTO (deis fruto) Jesus quer que o FRUTO permaneça. O alvo é a permanência do fruto. Só então entenderemos o que é uma consolidação de resultados. Como consolidar: consolidamos as pessoas através de visitas, telefonemas e cartas etc. nas células, pré-encontro, encontro e pós-encontro.

Discipular: com o discipulado nós edificamos os nossos discípulos, mostrando para eles as fundamentais doutrinas da Nova Aliança, salvação, arrependimento etc (Mt 28.20), ensinando-os ferramentas para que possam defende-se na vida cristã (Fp1.17), e animando-os para que possam colocar em prática em suas vidas as coisas que aprenderam nas células.
O discipulado também acontecerá na escola de líderes, Coração da visão, pelo Centro de Ensino Bíblico e Centro de Treinamento para Ministro, através dos quais será ensinado para os líderes à visão da igreja em célula e a realidade da Nova Aliança, capacitando-os para liderar uma célula eficazmente.

Enviar: o envio de discípulos para liderar uma célula, acontece quando o líder vê e é guiado pelo Espírito Santo, para fazer uma multiplicação segura. Como a visão do Ministério Internacional Consciência Cristã, tem por objetivo obedecer à ordenança de Jesus Cristo que diz: “Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Fazei discípulos de todas as nações; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado”(Mt 28.18-20;Mc 16.15), e de fazer de cada discípulo um líder possuidor de uma consciência cristã que o levará a manifestar em sua vida o caráter de Cristo; o qual é necessário para realizar a obra de Deus na terra. O líder também tem quer observar se os seus discípulos que vão ser multiplicados encontram-se nesta visão. Porque não pode andar dois juntos se não concordam entre si (Amós 3: 3).
O discípulo só estará apto para assumir uma célula, ou ser enviado conforme as necessidades emergentes e a maturidade apresentada na sua vida pessoal em relação à Nova Aliança, e dos frutos em sua vida. 

A Nova Aliança ensinada nas células.

Para a igreja hoje crescer, multiplica-se como Deus Sonha no Seu Coração, tem que haver ensino da realidade da Nova Aliança nas células; ensinando as pessoas o que Cristo fez por elas, o que elas são, tem e pode em Cristo, e que o Espírito Santo passa a habitar dentro do homem, desde o momento que ele aceita a Jesus como o Senhor e Salvador da sua vida. Através do ensino das doutrinas da Nova Aliança nas células, à multidão de adoradores que Deus tanto Sonha no Seu Coração, e que já foi implantada em nosso coração pelo Espírito Santo, se tornará realidade em nossas vidas hoje. E a estratégia da igreja em células fará um crescimento extraordinário ao corpo de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário