quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Estratégia


                                                    O que é estratégia?

A Enciclopédia Barsa diz que, estratégia é literalmente a Palavra que significa “a arte do general”. O dicionário brasileiro globo diz o seguinte: estratégia é a ciência de organizar e planejar as operações de guerra: tática (maneira inteligente de dirigir qualquer negócio).

O dicionário Aurélio faz a seguinte colocação: estratégia é a arte de aplica os meios  disponíveis com vista à consecução de objetivos específicos; arte de explorar condições favoráveis com o fim de alcançar objetivos específicos.

Através do estudo das colocações feitas pela enciclopédia e os dicionários, nós compreendemos que: estratégia é a arte usada pelo general para organizar e planejar operações de guerra, a qual aplica meios, disponíveis, com vista, a consecução de objetivos específicos, a mesma explora condições favoráveis com o fim de alcançar os objetivos desejados. Utilizaremos o conceito de estratégia citado acima para mostrar a idéia que a Bíblia demonstra sobre a mesma, utilizaremos principalmente em relação, a estratégia das células.

A arte de um General

Em Josué 1.1-9; 6.1-5, nós vemos Josué recebendo de Deus a estratégia certa para a  conquista da cidade de Jericó, que fazia parte da terra de Canaã. O nosso Deus é um estrategista sobrenatural, ele sempre organizou e planejou estratégia para o seu povo vencer, crescer e multiplicar sobre a face da terra, aplicando meios disponíveis e explorando condições favoráveis com o fim de alcançar seu objetivo, trazendo assim para o natural seu objetivo que é uma multidão de adoradores que estava e está no seu coração.

 Deus como o nosso general sempre pelejou pelo seu povo (Israel, Js 10.14,42; 23.3,10; Dt 1.30; 20.4; Ex 14.14). Um dos próprios nomes de Deus revela a relação redentora de Deus para conosco, e em relação a ELE como nosso general, o capitão, Jeová-Nissi; “o Senhor é nossa bandeira,” ou  “ Vencedor,” ou “capitão” Ex17.15.

Hoje a igreja é o corpo de Cristo, povo de Deus, Israel de Deus. Ef 1.22,23; 2.11-22; Hb8.8-13. Vivemos nos dias atuais sob um novo concerto, Nova Aliança, a qual deve ser pregada, ensinada em todo o mundo, em todas as nações, essa é à vontade de Deus para o homem. I Tm 2.3,4.

Mas só depende do homem para a vontade de Deus tornar-se real na vida de muitos; a partir do momento que os filhos de Deus dão ouvidos a estratégia que Deus tem revelado de uma maneira clara para a sua igreja, hoje, que é a estratégia das células, reuniões nas casas. Com essa estratégia o Sonho do Coração de Deus se tornará real; a igreja; o povo de DEUS crescerá e se multiplicará de uma maneira gloriosa, numericamente e espiritualmente.

A estratégia das células, junto com as doutrinas da Nova Aliança dará um crescimento maravilhoso para o corpo de Cristo e esta é a estratégia de Deus para a sua igreja dos últimos dias.

Quando observamos a Bíblia vemos esta estratégia sendo aplicada de Gênesis ao Apocalipse. Mas vemos está estratégia claramente na Nova Aliança, estabelecida pela vontade de Deus na terra, Jesus Cristo, o qual implantou em nós os que cremos Nele, o Espírito Santo, que é uma pessoa, é o Espírito de Deus Pai, e também o Espírito de Deus filho. E quando falamos de estratégia não podemos esquecer que sobre tudo estratégia é ser guiado pelo Espírito Santo (Rm 8.14; Jo14.17; 14.26; 26.13), o qual guia a igreja para o crescimento através das reuniões nas casas, células, deste a igreja primitiva (At 2.42-47; 5.42; 8.3; 10.22-24; 12.12 etc...).

Que o povo de Deus possa usar a estratégia da igreja em célula para crescer nos dias atuais, evangelizando, ganhando (At 5.42), consolidando (At 9.32-35), edificando, discipulando (At 2.42), e enviando (At 6.3; 6.5), as vidas através das células, tornando a vontade de Deus viva em nosso meio, real em nossas nações.

Para isso acontecer só precisa a igreja, pessoas, se conscientizar que dentro delas, no seu coração, já se encontra uma grande multidão, multidão essa que estando no Coração de Deus, foi colocado no coração da igreja pelo Espírito Santo, o que a igreja deve fazer é trazer para o natural através das células, pela pregação e ensino da Nova Aliança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário