segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

A CONSOLIDAÇÃO E O DISCIPULADO -5/7: A Preparação do Líder Para o Conselheiro




Características do conselheiro:
O líder conselheiro precisa ser emocionalmente sadio, pois se ele não estiver emocionalmente sadio, como ajudará alguém que estiver precisando de ajuda nessa área: Mt 15.14.
Conhecimento da natureza humana.
Todo líder precisa ter, como conselheiro, disposição para ouvir seguindo o exemplo de Jesus e o que a sua Palavra nos diz: que todo esteja pronto para ouvir: Tg 1.19.Prepara-se intelectualmente, pois como filhos de Deus inteligentes precisamos ser sábios em muitas áreas para com as pessoas em nome de Jesus. Ler livros sobre este tema. Livro de Provérbios. É muito importante a disponibilidade e compromisso com o aconselhando, pois se queremos formar discípulos precisamos dá bons exemplos para a Glória de Deus e para que sirva para todos em nome de Jesus: Jo 10.4.
Precisamos ter discernimento para encontrar na Bíblia à solução dos problemas, e para isso é preciso esforço da nossa parte, para estudarmos a Palavra, e tirarmos tempos em comunhão com o Espírito Santo. Ef 1.16-23.É muito importante a dedicação à oração, buscando a direção divina para que tudo venha a ser resolvido com sucesso e não com as nossas própias vontades. I Ts 5.17.
O conselheiro tem que crer que o aconselhando pode mudar, pois o conselheiro como justo do Senhor precisa entender o justo vive pela fé é fé é certeza e convicção. Hb 11.1.

O aconselhando:
Devemos conhecer a individualidade de cada ser. Cada um tem um contexto diferente e uma maneira especial de ser e assumir a vida. A herança cultural, espiritual, social, econômica educativa é diferente em cada pessoa e, portanto, é necessário conhece-lo para prestar uma ajuda eficaz a seu problema. Pv 27.23.
É necessário crer que o aconselhando pode mudar, e que necessita ser ouvido e motivado para a mudança. Rm 14.23.

O que espera o aconselhando?
Ele espera que entendam o seu problema ainda melhor do que ele o faz; que alguém chegue à raiz do problema, pois se ele está precisando de conselhos é porque não sabe a fundo a solução do problema, e é por isso que nós como líderes guiados pelo Espírito Santo precisamos entendê-lo e esclarece-lo em nome de Jesus.
É fundamental que todo líder lhe prestem auxilio em tempo de crise vivenciando e demonstrando assim o amor de Cristo Jesus.       Gl 6.2. Ele também necessita que ajudem em mudanças de conduta indesejáveis e que lhe ensinem o que é adequado, pois a sua alma precisa ser renovada pela Palavra de Deus e seu subjugado até o fim de sua carreira. Ele também espera crescimento e qualidade, pois futuramente ele será o que lhe ensinaram. Hb 5.14; II Pe 2.2.

Sugestões para realizar o aconselhamento:
A oração é primordial no aconselhamento, é por isso que é bom que o líder comece e termine com oração. I Tm 2.1.
É muito importante que o líder escute com atenção o problema do aconselhando, pois se ele está com um problema, ele quer a solução, e é por isso que devemos dá a devida atenção para podermos ajudá-lo em nome de Jesus. Tg 1.19. Faça perguntas acerca de tudo o que possa influenciar no problema de acordo com a área, para que as coisas venham ficar mais claras para você como conselheiro.
O líder precisa plantar condições, ou seja, possibilidades para cada área que deseja ser avaliada dentro da Palavra de Deus. Tenha metas definidas. Mc 4.14. Respalde cada solução com fundamento bíblico para que ele venha perceber, que as suas possibilidades estão de acordo com a vontade de Deus, em nome de Jesus. Hb 1.3.
É muito importante que se avalie o progresso para ver se o caso requer várias sessões. I Pe 1.10,11. Deixe tarefas apropriadas que reforcem as metas. I Tm 4.13. Estudos Bíblicos, exercício que impliquem em ação e escreva cartas.
Na medida do possível envolva pessoas que tem relação com o problema para que elas venham assim ajudar na solução e todos venham ser abençoados. Envolva também o líder; motive-o para que forme parte da solução.
Outra coisa essencial na vida do líder como conselheiro é que ele esteja preparado para ministrar segundo o caso em todas as áreas como já falamos acima, espiritualmente, mentalmente e fisicamente. Rm 8.14. Tenha bibliografia para recomendar ao aconselhando livros como parte do processo. I Tm 4.15.

Casos freqüentes de aconselhamento:
Muitas pessoas têm problemas consigo mesmas, ou seja, conflitos pessoais. Muitas vezes se dá pelo fato de ter traumas do passado em suas mentes que precisam ser mudados pela Palavra de Deus.
Outros têm problemas nas relações interpessoais, ou seja, problemas com outras pessoas que muitas das vezes é preciso ser liberado o perdão de Deus para que ele possa prosseguir na sua caminhada como cristão filho de Deus. É essencial que o líder mostre para o aconselhando, que ele não precisa ficar preocupado com nenhuma recordação do passado, pois Cristo Jesus já apagou todo o seu passado de trevas com o seu sangue purificador, e jogou todos os seus pecados no mar do esquecimento.
Precisamos mostrar para eles que todos os seus problemas financeiros já foram resolvidos em Cristo Jesus, e que ele precisa apenas fazer a sua parte como um filho de Deus, dizimando e ofertando para que as suas bênçãos venham se manifestar no reino natural. Ml 3.10
Algumas pessoas têm problemas espirituais, como ouvir vozes ou ver vultos e nós precisamos mostra-lhe a autoridade que ela tem agora em Cristo Jesus ao nascer de novo, para exercer sobre as obras do diabo, doutrinas e ensinamentos diabólicos. Outras pessoas têm problemas com o pecado, mas nós temos que mostrar para ele que agora em Cristo Jesus ela é livre de todo pecado, pois Ele já levou o pecado de toda raça humana, la naquela cruz. Is 53.3-5.
Existem pessoas que ao nascer de novo, ainda se acham indiguinas de relacionarem com Deus, pelo fato de terem vivido uma vida pecaminosa na sua velha criatura, mais a líder precisa mostrá-la que agora em Cristo Jesus ela está justificada, e que o véu do templo se rasgou de alto abaixo simbolizando que ela está na presença de Deus sem nem um censo de culpa ou inferioridade, agora ela pode se relacionar com Deus, como um filho se relaciona com o Pai, ou seja, livremente. Mt 27. 51; Rm 5.1.
Outros têm problemas familiares, conjugais, e ela precisa entender que Jesus Cristo é Paz, e que por ele está em Jesus precisa viver em paz com os seus familiares, e até mesmo para o seu bom testemunho como cristão agora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário