terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

A CONSOLIDAÇÃO E O DISCIPULADO - 1/7: A CONSOLIDAÇÃO



A Consolidação




O que significa consolidação.

Consolidação é o processo que se dá depois que a pessoa nasce de novo em Cristo Jesus, ela passa agora a ser cuidada de uma forma especial, com muita atenção e em comunhão com os outros irmãos da igreja, a família de Deus, até que esteja fortalecido e animado para viver como um verdadeiro discípulo de Jesus Cristo.

Desta maneira estaremos cumprindo o ide de Jesus e anunciando as boas novas de salvação. I Pe 2.1-2; Ef 6.22; Cl 4.8; II Tess 2.17.



Qual é o propósito do processo de consolidação?

Um dos propósitos da consolidação é mostrar os benefícios ao novo cristão de pertencer à família de Deus. Pois todas aquelas pessoas que aceitam a Jesus, nascem de novo e passam a fazer parte da família de Deus, e também passam há usufruir dos benefícios que receberam por estarem na família de Deus através de Cristo Jesus. Ef 3.14,15, 19,20.

Outro propósito da consolidação é que todos, principalmente o líder do novo convertido, venha mostrar interesse por suas necessidades, pois esse é o papel da igreja, de ajudar os necessitados e assim ele venha realmente perceber que está na família de Deus. Gl 6.2.

Mais um propósito da consolidação é oferecer companheirismo ao novo crente, para que assim ele venha está confiante e desenvolva uma realidade de amizade, relacionamento.  Fp 4.3.

Na consolidação nós regamos a semente que foi plantada, para que possa crescer com qualidade. I Co 3.6; Jo 15.4,5, 16.

Através da consolidação ensinamos para os novos na fé sobre Cristo, seu amor e a vida abundante que Ele tem para todos que entregaram suas vidas para Ele. Jo 10.10.

Tornamos os novos convertidos conscientes da sua decisão por Cristo. Por que tudo na vida é uma questão de decisão. Cl 3.1-3.

Na consolidação devemos integrar os novos discípulos nas atividades das células, pois como fazemos parte do corpo de Cristo devemos nos envolver para desenvolvemos o reino de Deus, multiplicando as células e o corpo de Cristo crescendo sadio.  I Co 12.7,12, 27.



O trabalho na consolidação:

É necessário compreendermos que somos cooperadores de Deus (I Coríntios 3.9), Ele já fez a sua parte para a salvação da humanidade, ele nos entregou seu filho por amor a nós e o ressuscitou, porém nós como igreja, corpo de Cristo devemos fazer nossa parte anunciando as boas novas de salvação para os povos, para que eles se reconciliem com Deus; e pela consolidação firmamos as pessoas ganhas e as retemos até que elas próprias sejam capazes de fazer o mesmo com outras. (II Timóteo 2.2).

O trabalho na consolidação exige que nós tenhamos uma vida de Oração pelas pessoas que estamos cuidando. Rm 1.9. Que compartilhemos nosso tempo com elas. At 19.8. Devemos sempre mostrar interesse por sua família e ajuda-lo segundo as nossas condições. AT 16.31-34. Como Jesus fez, nós também devemos fazer (Jesus alimenta uma multidão: Mateus 14.13-21; Lucas 9.10-17; João 6.1-14; Marcos 6.30), sentir peso por suas necessidades e problemas. At 17.16. Estar disponível a todo tempo para eles. At 19.22-23. Suprir as suas necessidades na medida das nossas posses. At 11.29. Para que a consolidação seja efetiva é necessário que cada membro da célula saiba como realiza-la, e que a pratique como estilo de vida. Através da consolidação o cumprimento das metas será atingido.



A consolidação é o coração da multiplicação!

Quando uma pessoa nasce de novo, seja na célula ou nos cultos, todos os presentes deve fazer uma grande festa onde demonstrarão o prazer e a alegria de ter mais um discípulo ingressando na família de Deus. Lc 15.7-10.

É essencial que se preencha a ficha de consolidação corretamente, para que as cartas possam ser entregue o mais rápido possível, e também o telefonema seja efetuado. Ef 5.16.

Após o telefonema em no Maximo 24 horas, envia-se a carta no período de 48 horas. Agenda-se a visita, e no máximo em 7 dias esta pessoa receberá uma visita na sua casa de um dos discípulo do ministério.

Após a visita, a pessoa é encaminhada para uma célula, para que ela entre nos 12 estudos, faça o pré-encontro, vá para o Encontro Tremendo, depois para o pós-encontro, em seguida se matricule na Escola de Líderes, após a Escola de Líderes cursará o Centro de Ensino  e depois se tiver um chamado ministerial ou chamado para o ministério de socorros, o Centro de Treinamento para Ministros. Porém consideramos o discípulo consolidado após entrar na Escola de Líderes. 2 Ts 2.17; 2 Tm 2.2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário