quinta-feira, 14 de novembro de 2013

A Célula E A Realidade Da Nova Aliança




                                                          
 
Hoje existem muitos modelos de igrejas em células; todos são úteis, dão resultados e tem a sua ênfase e, é claro, muitos apresentam bastante sucesso, em relação ao crescimento numérico, pois as doutrinas que tem sido ensinada nas células, acabam com o sacrifício de Cristo por nós lá na cruz; e muitos devem saber que Deus não quer apenas a salvação dos homens, mas quer que eles sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento Dele (I Tm 2.3,4). Mas para isso acontecer deve ser pregado, ensinado mais nas células a realidade da Nova Aliança.

Os pilares da estratégia da igreja em células que é ganhar, consolidar, discipular e enviar devem estar fundamentados na realidade da Nova Aliança; destacando uma das doutrinas da Nova Aliança, que é a Palavra da Fé, desta forma a igreja crescera na Visão de Deus, como Ele Sonha.

Vamos conhecer os quatro pilares da igreja em células, ou seja, os quatros degraus da escada de sucesso:

Ganhar: todos os membros de uma célula deverão entender sua função no processo de multiplicação, e a forma para multiplicar é ganhando vidas. As células deverão ser motivadas constantemente a olhar para os perdidos com o desejo de trazê-los aos pés de Cristo. Para isto há duas estratégias que continuam sendo indispensáveis: 1º Intercessão (Gl 4.19); 2° testemunho (Jo 4.28-29,39). Como ganhar: no evangelismo pessoal, ou de oportunidade (use sua criatividade e a unção que habita dentro de você). Nos ônibus, na escola, no trabalho, na célula, na rede de jovens, nos cultos de grande celebração etc.

Consolidação: o verbo consolidar significa sustentar, firmar, tornar sólido, seguro ou estável, fortalecer, transformar. É o processo de cuidar, de dispensar a atenção de um novo crente até quando ele tenha condição de caminhar pelas suas próprias decisões, firmado no que aprendera sobre Jesus. É o processo que fará com que nosso fruto permaneça (Jo 15.16). Para o Mestre não basta IR (Que vades) nem basta DAR FRUTO (deis fruto) Jesus quer que o FRUTO permaneça. O alvo é a permanência do fruto. Só então entenderemos o que é uma consolidação de resultados. Como consolidar: consolidamos as pessoas através de visitas, telefonemas e cartas etc. nas células, pré-encontro, encontro e pós-encontro.

Discipular: com o discipulado nós edificamos os nossos discípulos, mostrando para eles as fundamentais doutrinas da Nova Aliança, salvação, arrependimento etc (Mt 28.20), ensinando-os ferramentas para que possam defende-se na vida cristã (Fp1.17), e animando-os para que possam colocar em prática em suas vidas as coisas que aprenderam nas células.
O discipulado também acontecerá na escola de líderes, Coração da visão, pelo Centro de Ensino Bíblico e Centro de Treinamento para Ministro, através dos quais será ensinado para os líderes à visão da igreja em célula e a realidade da Nova Aliança, capacitando-os para liderar uma célula eficazmente.

Enviar: o envio de discípulos para liderar uma célula, acontece quando o líder vê e é guiado pelo Espírito Santo, para fazer uma multiplicação segura. Como a visão do Ministério Internacional Consciência Cristã, tem por objetivo obedecer à ordenança de Jesus Cristo que diz: “Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Fazei discípulos de todas as nações; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado”(Mt 28.18-20;Mc 16.15), e de fazer de cada discípulo um líder possuidor de uma consciência cristã que o levará a manifestar em sua vida o caráter de Cristo; o qual é necessário para realizar a obra de Deus na terra. O líder também tem quer observar se os seus discípulos que vão ser multiplicados encontram-se nesta visão. Porque não pode andar dois juntos se não concordam entre si (Amós 3: 3).
O discípulo só estará apto para assumir uma célula, ou ser enviado conforme as necessidades emergentes e a maturidade apresentada na sua vida pessoal em relação à Nova Aliança, e dos frutos em sua vida. 

A Nova Aliança ensinada nas células.

Para a igreja hoje crescer, multiplica-se como Deus Sonha no Seu Coração, tem que haver ensino da realidade da Nova Aliança nas células; ensinando as pessoas o que Cristo fez por elas, o que elas são, tem e pode em Cristo, e que o Espírito Santo passa a habitar dentro do homem, desde o momento que ele aceita a Jesus como o Senhor e Salvador da sua vida. Através do ensino das doutrinas da Nova Aliança nas células, à multidão de adoradores que Deus tanto Sonha no Seu Coração, e que já foi implantada em nosso coração pelo Espírito Santo, se tornará realidade em nossas vidas hoje. E a estratégia da igreja em células fará um crescimento extraordinário ao corpo de Cristo.

Célula Uma Estratégia que Traz a Multidão Que Está no Coração do Pai para a Realidade, Natural, Físico.



                                              
Sempre foi da Vontade de Deus trazer para realidade, para o natural, físico, uma multidão de adoradores, que já se encontrava no Seu Coração, no Seu Espírito; nós vemos esta idéia, esta realidade do Coração de Deus, desde a fundação do mundo. Deus disse para Adão e Eva: “frutificai, e multiplicai -vos, e enchei a terra” (Gn 1.28); Deus disse a Noé e aos seus filhos: “frutificai, e multiplicai- vos, e enchei a terra” (Gn 9.1); Deus disse para Abrão (o próprio Deus mudou o nome para Abraão, que significa Pai de multidões):” e far-te-ei uma grande nação, abençoar-te-ei... em ti serão benditas todas as famílias da terra. Farei uma aliança entre mim e ti e te multiplicarei extraordinariamente” (Gn 12.1-3; 17.2), estes versículos mostra-nos que Deus sempre guiou seu povo para trazer as multidões do Seu Coração para o natural; todas as alianças feitas por Deus foram nesse propósito.

Todas as alianças foram quebradas pelos homens, mas em Cristo Deus estabeleceu uma Aliança inquebrável; e é através Dele que Deus torna reais as multidões que se encontram no Seu Espírito. Deus quer que todo homem se salve, e Lhe conheça plenamente (I Tm 2.2,3), Deus sempre buscou verdadeiros adoradores (Jo 1.23,24), e para os homens serem verdadeiros adoradores tem que saber o que são, tem e podem em Cristo, e o que a Palavra diz que Deus é; o homem só conhece essa realidade através de Cristo Jesus, só assim adoram a Deus em espírito em verdade, porque o que o homem é, tem e podem, e através de Jesus Cristo pelo Espírito Santo que habita dentro de todo aquele que crê em Jesus Cristo.

As multidões do Coração de Deus é realidade em nossas vidas através de Jesus Cristo. Hoje, devemos saber que estas multidões foram, e estar implantadas em nós, através do Jesus Cristo, pelo Espírito Santo que habita em nós. O que temos que fazer, é toma posse desta realidade que Cristo conquistou, e nos entregou, através do ensino, pregação da Palavra de Deus.

No livro dos Salmos vemos o rei Davi profetizado sobre Jesus dizendo: “O Senhor me disse: Tu és meu filho; eu hoje te gerei. Pede-me e eu te darei as nações por herança e os confins da terra por tua possessão” (Sl 2.7-8). Esta profecia já se realizou, quando Jesus, foi regenerado no inferno, ressuscitou como Filho de Deus, e tomou das mãos do deus deste século (II Co 4.4), as multidões por herança. Esta herança, Jesus entregou a todos que crê em Seu Nome, a igreja (Ef 1.3), porque em Cristo todas as promessas de Deus são para nós, sim e amém (II Co 1.20-22), e umas das promessas que temos direito são as promessas feitas a Abraão em (Gêneses 12.1-3; 17.2), porque em Cristo somos seus descendentes (Gl 3.29).

Esta multidão além de ser nossa herança, ela já esta em nosso coração, nosso espírito, através do Espírito Santo que nos foi dado (Rm 5.5); porque o nosso espírito, nosso coração, nosso homem interior é templo do Espírito Santo (I Co 3.16), quando estamos em Cristo, somos reconciliados com Deus, e em nós estar a Palavra da reconciliação, e o Espírito nos guia para pregar, ensinar esta Palavra como embaixadores de Deus, e de Cristo, rogando para que o homem através de Cristo se reconcilie com Deus (II Co 5.18-20), desta forma trazemos a multidão que está no Coração do Pai, multidão que já está em nós; cumprindo o Ide de Jesus (Mc 16.15; Mt 28.18-20).

O Ide tem como objetivo, fazer discípulo, e fazer discípulo pela pregação, e ensino da Palavra, e esta realidade deve se torna real em todos os lugares, em todo o tempo e fora de tempo, mas em especial nas células, reuniões nas casas, que é a estratégia de Deus para trazer a multidão dos nossos corações (de Deus e nosso, para o natural).

Esta realidade fica explicita para nós quando lemos a Palavra e vemos Cristo e seus discípulos trabalhando em células (Jo 1.35-42; Mc 5.38-43; Lc 9.4; At 2.42-47; 5.42; 16.15; 17.5-9 etc...). Mas para essa multidão do Coração de Deus, que esta em nosso coração se tornar real no natural, através da célula, só se dará com o ensino da Nova Aliança de uma maneira clara, e objetiva, mostrando para o homem o que ele é em Cristo Jesus.  Porque hoje há muitas igrejas em células e no lugar de estar libertando vidas, estão aprisionando, escravizando, no lugar de trazer para o natural os verdadeiros adoradores, estão trazendo adoradores que não adoram a Deus em Espírito em verdade, porque não sabem o que são, nem o que Deus é para ele verdadeiramente.

Vamos trazer a multidão do Coração de Deus, e que já esta em nós, pela estratégia de Deus: igreja em células (ensinando as doutrinas da nova aliança).

Célula Uma Estratégia Extraída do Coração de Deus



A estratégia da igreja em célula foi extraída do coração de Deus, ou seja, foi enviada, revelada pelo próprio Deus para o seu povo hoje. Ao estudar a Bíblia encontramos a idéia da igreja em células do AT ao NT, mas a estratégia extraída do Coração de Deus é revelada, mostrada mais claramente no Novo Testamento, principalmente após o estabelecimento da Nova Aliança por Cristo Jesus.

Em Samuel 13.1-3,14, a Palavra de Deus mostra que Saul tinha saído da vontade de Deus porque não tinha guardado a sua Palavra, e que Deus já tinha encontrado um homem segundo o Seu Coração. Amados o homem para ser segundo o Coração de Deus, tem que guardar a Palavra de Deus no seu coração, este homem que Samuel falava era de Davi, que guardava a Palavra e executava a Vontade de Deus, e da descendência de Davi, Deus levantou um homem segundo o Seu Coração (At 13.22,23), e que na terra iria executar a Vontade Dele de uma maneira mais gloriosa que Davi, porque além Dele ser segundo o Coração de Deus, Ele era a própria Vontade de Deus, e mostraria a Vontade de Deus para o mundo, este homem é Jesus Cristo, descendente de Davi e Salvador de Israel (Sl 132.13; Mt 1.21).

Quando lemos o evangelho segundo escreveu João, nós vemos claramente que Jesus Cristo é à Vontade de Deus, e que Ele fazia a Vontade de Deus, Seu Pai. Porque Ele declarou: “a minha comida e fazer a Vontade dAquele que me enviou a realizar a Sua Obra”. Jo 4.34. “... porque não busco a minha vontade, mas à Vontade do Pai, que me enviou”. Jo 5.30. “Por que eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas à Vontade dAquele que me enviou”. Jo 6.38. E nos versículos 39,40 do Cap.6, Jesus mostra qual é à Vontade de Deus, que Ele veio fazer; À Vontade de Deus em Cristo é salvar todo aquele que crê Nele, é que todo homem seja salvo e chegue ao pleno conhecimento da Verdade (I Tm 2.3,4), e esta Vontade de Deus se tornara real no natural, hoje, através das células.  Cristo mostrou que a estratégia extraída do Coração do Pai, são as células, porque no estabelecimento da Nova Aliança, o próprio Jesus fez célula como uma reunião na casa (Jo 1.38-42), e Jesus sempre fez a Vontade de Deus, nunca a sua própria, quando lemos os evangelhos vemos Jesus fazendo a Vontade do Coração do Pai, a estratégia das células (Mt 8.14-17; Mc 5.38-43; Lc 9.4).

Quando Jesus ressuscitou e estabeleceu a Nova Aliança, o reino dos céus aqui na terra, espiritualmente, Ele enviou o Espírito Santo para habitar dentro dos seus discípulos e guia-los a toda Verdade (Jo 14.26; 16.8), os discípulos guiado pelo Espírito Santo que habitava dentro deles, tinham como objetivo estabelecer aqui na terra o Reino de Deus, trazendo para o natural o que Cristo havia conquistado no espiritual (Ef 1.3), e eles estabeleceram o Reino de Deus aqui na terra, guiado pelo Espírito Santo, através da igreja em célula, igreja nas casas (At 2.42-47; 5.42; 8.3; 10.22-24; 12.12; 16.15; 16.31-34; 17.5-9; 19.9; 28.7; 28.30,31), foi desta forma que a Igreja primitiva cresceu espiritualmente e numericamente, mostrando assim que a igreja em célula é a estratégia do Coração de Deus, porque o próprio Deus Pai trabalhou com esta estratégia, Seu Filho Jesus também trabalhou, e Seu Espírito Santo trabalhou, e trabalha até hoje nesta estratégia, basta o homem dar ouvido ao Espírito Santo. Porque é através desta estratégia que Deus quer nos levar, para alcançar através de nós o seu objetivo; objetivo esse que é de trazer para o natural à multidão que está no seu coração, no seu Espírito, no Reino Espiritual. Agora só depende de nós, devemos crê e andar nesta estratégia. Igreja em células, ou célula. 

Estratégia


                                                    O que é estratégia?

A Enciclopédia Barsa diz que, estratégia é literalmente a Palavra que significa “a arte do general”. O dicionário brasileiro globo diz o seguinte: estratégia é a ciência de organizar e planejar as operações de guerra: tática (maneira inteligente de dirigir qualquer negócio).

O dicionário Aurélio faz a seguinte colocação: estratégia é a arte de aplica os meios  disponíveis com vista à consecução de objetivos específicos; arte de explorar condições favoráveis com o fim de alcançar objetivos específicos.

Através do estudo das colocações feitas pela enciclopédia e os dicionários, nós compreendemos que: estratégia é a arte usada pelo general para organizar e planejar operações de guerra, a qual aplica meios, disponíveis, com vista, a consecução de objetivos específicos, a mesma explora condições favoráveis com o fim de alcançar os objetivos desejados. Utilizaremos o conceito de estratégia citado acima para mostrar a idéia que a Bíblia demonstra sobre a mesma, utilizaremos principalmente em relação, a estratégia das células.

A arte de um General

Em Josué 1.1-9; 6.1-5, nós vemos Josué recebendo de Deus a estratégia certa para a  conquista da cidade de Jericó, que fazia parte da terra de Canaã. O nosso Deus é um estrategista sobrenatural, ele sempre organizou e planejou estratégia para o seu povo vencer, crescer e multiplicar sobre a face da terra, aplicando meios disponíveis e explorando condições favoráveis com o fim de alcançar seu objetivo, trazendo assim para o natural seu objetivo que é uma multidão de adoradores que estava e está no seu coração.

 Deus como o nosso general sempre pelejou pelo seu povo (Israel, Js 10.14,42; 23.3,10; Dt 1.30; 20.4; Ex 14.14). Um dos próprios nomes de Deus revela a relação redentora de Deus para conosco, e em relação a ELE como nosso general, o capitão, Jeová-Nissi; “o Senhor é nossa bandeira,” ou  “ Vencedor,” ou “capitão” Ex17.15.

Hoje a igreja é o corpo de Cristo, povo de Deus, Israel de Deus. Ef 1.22,23; 2.11-22; Hb8.8-13. Vivemos nos dias atuais sob um novo concerto, Nova Aliança, a qual deve ser pregada, ensinada em todo o mundo, em todas as nações, essa é à vontade de Deus para o homem. I Tm 2.3,4.

Mas só depende do homem para a vontade de Deus tornar-se real na vida de muitos; a partir do momento que os filhos de Deus dão ouvidos a estratégia que Deus tem revelado de uma maneira clara para a sua igreja, hoje, que é a estratégia das células, reuniões nas casas. Com essa estratégia o Sonho do Coração de Deus se tornará real; a igreja; o povo de DEUS crescerá e se multiplicará de uma maneira gloriosa, numericamente e espiritualmente.

A estratégia das células, junto com as doutrinas da Nova Aliança dará um crescimento maravilhoso para o corpo de Cristo e esta é a estratégia de Deus para a sua igreja dos últimos dias.

Quando observamos a Bíblia vemos esta estratégia sendo aplicada de Gênesis ao Apocalipse. Mas vemos está estratégia claramente na Nova Aliança, estabelecida pela vontade de Deus na terra, Jesus Cristo, o qual implantou em nós os que cremos Nele, o Espírito Santo, que é uma pessoa, é o Espírito de Deus Pai, e também o Espírito de Deus filho. E quando falamos de estratégia não podemos esquecer que sobre tudo estratégia é ser guiado pelo Espírito Santo (Rm 8.14; Jo14.17; 14.26; 26.13), o qual guia a igreja para o crescimento através das reuniões nas casas, células, deste a igreja primitiva (At 2.42-47; 5.42; 8.3; 10.22-24; 12.12 etc...).

Que o povo de Deus possa usar a estratégia da igreja em célula para crescer nos dias atuais, evangelizando, ganhando (At 5.42), consolidando (At 9.32-35), edificando, discipulando (At 2.42), e enviando (At 6.3; 6.5), as vidas através das células, tornando a vontade de Deus viva em nosso meio, real em nossas nações.

Para isso acontecer só precisa a igreja, pessoas, se conscientizar que dentro delas, no seu coração, já se encontra uma grande multidão, multidão essa que estando no Coração de Deus, foi colocado no coração da igreja pelo Espírito Santo, o que a igreja deve fazer é trazer para o natural através das células, pela pregação e ensino da Nova Aliança.